Historic Endurance com bom “aperitivo”

Duas corridas com emoção no Autódromo Internacional do Algarve.

Foi rica em novidades a prova de pré-temporada do Iberian Historic Endurance, disputada no fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve, inserida na primeira edição do Algarve Iberian Racing Festival. Voltas e reviravoltas nas duas corridas proporcionaram um excelente “aperitivo” para o resto do ano.

Foi na tarde de sábado que arrancou oficialmente a temporada de 2025 do Iberian Historic Endurance, com uma prova extra-calendário. Bruno Duarte e Filipe Jesus, em Porsche 911 RS 3.0, foram os primeiros vencedores, estreando-se a ganhar no Historic Endurance.

Antes disso, como é habitual, a qualificação definiu a grelha de partida, com o Ford GT40 de Paulo Lima a assegurar a pole position, facto que de nada valeu para a corrida, uma vez que o piloto nem conseguiu tirar a máquina das boxes.

Dada a partida, imprimindo um ritmo forte e consistente, Bruno Duarte e Filipe Jesus seguiram até ao triunfo, que correspondeu também à vitória na categoria H-1976, enquanto que Guilherme e Piero Dal Maso – que terminaram a escassos dois segundos dos vencedores absolutos – triunfaram nos H-1971.

João Mira Gomes e Nuno Afoito cortaram a meta na terceira posição absoluta e venceram na categoria GTP & SC com o fiável Lotus Seven.

Depois de uma corrida com a pista seca no sábado, o domingo trouxe condições meteorológicas bem diferentes.

A chuva intensa, que começou a cair pouco antes da partida, baralhou completamente as contas da prova.

Para gáudio dos espectadores, o Ford GT40 de Paulo Lima regressou à grelha, depois da RP Motorsport ter solucionado o contratempo técnico da véspera.

O Lotus Seven de João Mira Gomes-Nuno Afoito arrancou muito bem, assumindo desde cedo a liderança e começando a ganhar vantagem.

Mais atrás surgia o Ford Cortina Lotus da família Macedo e Silva, que recuperava posições rapidamente, colando-se ao Porsche 911 da dupla  Duarte-Jesus e, mais tarde, ultrapassando o Lotus Seven, para assumir o comando.

Com a chuva a intensificar-se, o Porsche 911 de Duarte-Jesus voltou ao segundo posto, superando o Lotus Cortina, enquanto a família Dal Maso garantia a terceira posição.

Foi então que, devido aos lençóis de água que entretanto se formavam, a direção da corrida decidiu fazer entrar o Safety Car, que permaneceu em pista nos últimos cinco minutos da prova.

No final do dilúvio algarvio, a vitória sorriu a João Mira Gomes e Nuno Afoito no Lotus Seven, seguidos por Bruno Duarte e Filipe Jesus, mais uma vez vencedores da categoria H-1976. Guilherme e Piero Dal Maso, ao cortarem a meta na terceira posição, garantiram novo triunfo nos H-1971.

Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, resumiu assim o fim-de-semana: "Foi uma prova de pré-temporada onde o espírito de camaradagem dentro e fora de pista foi dos melhores possíveis. Destaco o facto de todos os belíssimos automóveis que participaram terem terminado a segunda corrida, apesar das difíceis condições atmosféricas. É justo dar os parabéns aos pilotos e preparadores, que, com tão pouco tempo de preparação, conseguiram estar à altura com 100% de sucesso”. 

A próxima prova do calendário do Historic Endurance terá lugar entre os dias 25 e 27 de Abril, em Spa-Francorchamps, com as já icónicas 3 Horas de Spa.



Foto: Race Ready

Historic Endurance com bom “aperitivo” Historic Endurance com bom “aperitivo” Reviewed by Auto Vintage on 9.4.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.