Automóveis da colecção da Academia de Arte de S. Francisco renderam quase 15 milhões.
A Broad Arrow leiloou em S. Francisco 105 automóveis do acervo da Academia de Arte da Universidade da cidade californiana. Como se previa, o 300 SL Gullwing foi o mais valioso, mas a venda não “voou” apenas nas asas do Mercedes-Benz.
Foram quase 15 os milhões arrecadados no leilão da Broad Arrow e, desse total, 10% (14,5 milhões de dólares) foram conseguidos pelo Mercedes 300 SL pintado, não de origem, em “Strawberry Red”.
Com todos os automóveis a serem licitados sem preço de reserva, o segundo mais valioso foi um Chrysler Custom Imperial Dual-Windshield Phaeton, de 1933, vendido por 1.039.000 dólares.
Completou o “pódio” um Squire 1½-Liter Corsica Drophead Coupe, de 1937, vendido por 643.000 dólares, o que representou uma desvalorização acentuada, uma vez que a Academia de Arte tinha adquirido, em 2012, esse exemplar único do fabricante britânico, carroçado pela English Corsica, por 990.000 dólares.
Tirando o Mercedes 300 SL e um Daimler de 1928 (o décimo mais valioso) todos os automóveis que se colocaram no “top ten” das vendas foram fabricados nos Anos 30 do século passado, modelos de um período áureo do design automóvel, mas que, segundo a universidade, hoje não captam o interesse dos jovens estudantes.
Uma das mais importantes escolas do Mundo do Design Automóvel, a Academia de Arte da Universidade de S. Francisco tem, desde há muitos anos, uma importante colecção de automóveis Clássicos.
O mentor da colecção – e da criação da própria escola – foi Richard Stephens, falecido em 2017, quando contava 92 anos, que teve a ideia de colocar à “mão” dos estudantes exemplares relevantes da História do Automóvel.
Sucedendo-lhe a sua filha Elisa Stephens, foi com sob a liderança desta última que foi decidido vender uma boa parte da colecção (105 dos cerca de 150 automóveis), para gerar fundos para novas aquisições.
Agora, segundo diversas fontes locais, os cerca de 15 milhões arrecadados serão gastos em automóveis mais modernos, que são hoje mais do interesse dos estudantes da escola.
Fotos: Broad Arrow

No comments: