“O Coleccionador Visionário” estreia amanhã em Lisboa

Documentário sobre a vida de João de Lacerda, co-fundador do Museu do Caramulo.

O documentário “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, dedicado à vida daquele co-fundador do Museu do Caramulo, estreia amanhã no Cinema São Jorge, em Lisboa. A sessão tem início às 18:30, sendo que ainda no decorrer deste mês o trabalho será exibido na RTP 2.

Produzido pelo Museu do Caramulo e pela Screen, ao longo de dois anos, com o apoio da RTP2, do Ministério da Cultura e da Lisboa Cultura, e com uma duração de 46 minutos, “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário” segue-se ao documentário “Abel de Lacerda: O Coleccionador Utópico”, de 2021, dedicado ao seu irmão e também co-fundador do Museu do Caramulo.

O documentário, que, como dissemos, fará a sua estreia na televisão, na antena da RTP 2 durante este mês, retrata a vida de João de Lacerda (1923-2003), que prosseguiu a obra iniciada pelo seu pai, o dr. Jerónimo de Lacerda, e pelo seu irmão, Abel de Lacerda, na sua terra natal, o Caramulo.

Na nota de apresentação do documentário, o Museu do Caramulo afirma que “não é possível compreender a colecção automóvel do Museu do Caramulo sem conhecer a história do seu fundador, João de Lacerda. Enquanto entusiasta, a sua paixão pela velocidade tinha apenas paralelo no apreço pela história do automóvel e dos seus protagonistas”.

Desde cedo, o jovem médico, especializado em Pneumologia, tornou-se exímio a combinar as suas responsabilidades profissionais com a actividade automobilística. Foi piloto aos fins-de-semana, em rampas, ralis e circuitos, participando regularmente em provas míticas como as Mille Miglia e o Rallye de Monte-Carlo, em muitas ocasiões como único representante português, conseguindo resultados que mostravam o seu talento inato.

Em 1955, comprou, num impulso, um Ford T abandonado, que restaurou cuidadosamente. Foi o primeiro da futura colecção, o complemento perfeito para a obra que o seu irmão Abel lhe deixou para concluir.

Foi um momento visionário que daria início ao fenómeno do coleccionismo ligado a veículos e à mobilidade, em Portugal, pois que para João de Lacerda todos os exemplares expostos no Museu deveriam estar prontos a andar como quando eram novos.

Este era um requisito essencial do fundador e continua a ser um princípio incontornável do espírito do Caramulo.

Hoje, de cada vez que um Clássico do Caramulo sai para a estrada, dando felicidade aos seus ocupantes e também a quem o vê passar, continua a obra de João de Lacerda.

O documentário "João de Lacerda: O Coleccionador Visionário" conta com mais de dez depoimentos de diferentes personalidades que conheceram João de Lacerda e estudaram a sua obra, tais como António José Veloso (médico da Estância Sanatorial), Artur Santos Silva (jurista e gestor), José Barros Rodrigues (historiador) e Adelino Dinis (jornalista), assim como um vasto leque de imagens de arquivo e diferentes filmes de época.

O acesso à estreia do documentário é livre, bastando ao público que queira assistir fazer o seu registo prévio no site do Museu do Caramulo, para garantir o seu lugar na sala do Cinema São Jorge.

“O Coleccionador Visionário” estreia amanhã em Lisboa “O Coleccionador Visionário” estreia amanhã em Lisboa Reviewed by Auto Vintage on 2.7.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.