Vencedor de Villa d’Este bateu a forte concorrência dos eleitos nos outros grandes concurso de elegância.
Já é conhecido o vencedor do Best of the Best deste ano. No concurso organizado pelos hotéis Peninsula, o Duesenberg SJ, que em 1935 foi encomendado pelo marajá Holkar de Indore, bateu a concorrência dos eleitos nos outros grandes concurso internacionais de elegância.
Vencedor do Concorso d’Eleganza Villa d’Este do ano passado – ao Peninsula Classics Best of the Best concorrem os “Best of Show” do ano anterior –, o Duesenberg Model SJ Speedster, com carroçaria feita por John Gurney Nutting, superou modelos a quem também não ficaria nada mal o título de “Best of the Best”: um Voisin C25 Aerodyne, um Bentley 4.25 Litre Rothschild Sedanca Coupé, um Bugatti 57S Roadster, um Mercedes-Benz 540K Special Roadster, um Ferrari 250MM Berlinetta, um Maserati A6GCS/53 Spyder e um Ferrari 410 Superamerica Superfast Coupé.
Voltando ao vencedor, recorde-se que os Duesenberg faziam, nos Anos 30 do século passado, as delícias das grandes estrelas de Hollywood – como Gary Cooper, Clark Gable, Greta Garbo ou James Cagney –, para já não falar no Grande Gatsby, e também dos ricos marajás indianos, como era o caso do homem que o encomendou.
Os enormes modelos norte-americanos, tendo como pináculo o SJ, com o seu motor de onde saiam 320 cavalos, tornaram-se apetecidos pelos poderosos de todo o mundo.
Assim aconteceu em 1934, quando o jovem indiano Holkar de Indore (então apenas com 28 anos) encomendou o seu “Duesy”, que lhe foi entregue no ano seguinte.
Recebida a encomenda, o Duesenberg foi expedido para Londres, para ser carroçado por John Gurney Nutting, célebre pelos seus trabalhos tendo por base Rolls-Royce, Bentley ou Daimler.
Desta feita Nutting criou uma carroçaria “boattail”, acabada em duas cores.
Quando o automóvel ficou pronto, o seu dono, temendo o expansionismo japonês, pediu que o mesmo fosse enviado não para a Índia mas sim para a sua propriedade na California.
Só depois de terminada a II Guerra Mundial o carro do marajá seguiu para a Índia, onde não esteve por muito tempo, uma vez que em 1959 foi vendido para os Estados Unidos, entrando na garagem da família do general William Lyon, onde se mantém até hoje.
Agora, um seu descendente, também de nome William Lyon (para os amigos, conhecido como Bill H. Lyon), levou-o até às margens do Lago Como, onde, em 2023, foi eleito “Best of Show” do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, motivo pelo qual foi integrado no restrito lote dos candidatos ao título de “Best of the Best”, que agora lhe foi atribuído.
Fotos: Newswire
No comments: