Mustang está de parabéns – faz hoje 60 anos

Modelo da Ford foi apresentado oficialmente em Nova Iorque, cinco dias antes da abertura da Feira Mundial de Flushing Meadows.

Na presença dos principais quadros da marca, à época – de Henri Ford II a Lee Iacocca –, a Ford apresentou oficialmente a 17 de Abril de 1964 o seu novo modelo desportivo, o Mustang. São 60 anos, que se completam hoje, embora tenha havido que não respeitasse a data de lançamento…

A 22 de Abril de 1964 o parque de Flushing Meadows (que hoje todos associam ao Open de Ténis) recebeu pela segunda vez uma Exposição Mundial. Para além das representações por países, também as principais empresas norte-americanas estavam presentes, com particular destaque para a Ford, que, cinco dias antes da abertura do certame, decidiu lançar o Mustang (na imagem).

Foi apenas uma das várias jogadas de marketing, das muitas que caracterizaram o lançamento do icónico modelo – publicidade, em “prime time”, nos três canais nacionais de televisão e capa das revistas Time e Newsweek –, que marcaria a história da marca e até da própria indústria norte-americana, dando origem, por comparação, a uma nova categoria de modelos, os denominados “pony cars”.

Ao mesmo tempo que se dava o lançamento em Flushing Meadows, naquele dia 17 de Abril, todos os concessionário da marca abriram as suas portas, para mostrar o novo Ford, que mecanicamente pouco mais era do que uma evolução do Falcon, mas que atraia pelo seu design.

No final do dia, 22 mil unidades já tinham sido vendidas, sendo que o ano terminou com mais de 418.000 Mustang entregues.

Curiosamente, o primeiro a ter sido comprado foi-o a… 15 de Abril, quando uma jovem professora (Gail Wise) visitou o concessionário da Ford em Chicago.

Não tendo manifestado interesse em nenhum dos automóveis em exposição, o vendedor disse-lhe: “tenho ali nas traseiras algo verdadeiramente novo”.

Levou a cliente e mostrou-lhe um Mustang descapotável, pintado em azul claro, que a professora Wise comprou por 3.347,50 dólares, menos 400 dólares que lhe deram pelo seu Chevrolet de 1958.

A própria, que já saiu do stand ao volante do novo automóvel, contou mais tarde o episódio: “No caminho para casa, senti logo como este automóvel era especial. Todos abrandavam para o ver de perto e diziam-me adeus. Senti-me como uma estrela de cinema”.

Mais precoce, ainda, foi o que se passou na Suíça. A 12 de Abril, em Berna, o director-geral da Ford local não resistiu aos encantos do Mustang e, cinco dias antes da apresentação oficial, chamou a Imprensa e foi mostrar o novo Ford ao embaixador norte-americano junto da Federação Helvética.

Era um Mustang vermelho, também descapotável – baptizado com champagne, ao mesmo tempo que se dava uma largada de balões brancos –, que ainda hoje roda, tal como o azul de Gail Wise.


Foto: Media Ford

Mustang está de parabéns – faz hoje 60 anos Mustang está de parabéns – faz hoje 60 anos Reviewed by Auto Vintage on 17.4.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.