Luis Climent-Charles Jimenez (BMW 323i) triunfaram na 28ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique.
Após dezenas e dezenas de tentativas, à 28ª edição, pela primeira vez uma equipa espanhola conseguiu vencer o Rally Monte-Carlo Historique. Luis Climent-Carles Jimenez, em BMW 323i, chegaram à vitória… no último dos Sectores de Regularidade.
Segundos na edição do ano passado, Luis Climent-Carles Jimenez “vingaram-se” este ano, graças a uma Etapa Final quase imaculada, que ditou alterações substanciais no topo da classificação final.
"Este ano, o segundo lugar não era uma opção. Toda a equipa fez um trabalho fantástico na preparação para esta edição”, afirmou, após a vitória, Luis Climent, campeão espanhol de Ralis em 1996.
Com apenas dois Sectores de Regularidade (SR) para disputar na Etapa Final, Climent-Jimenez (que após o 10º SR, tinham passado pela liderança) partiram para a última noite na terceira posição, ex-aequo com a dupla Cláudio Enz-Cristina Seeberger.
No primeiro desses SR, a subida ao mítico Col du Turini, começou a queda dos então líderes, os russos Ilya Kashin-Boris Kostyrko, em Volkswagen Scirocco.
Quem se guindou então à liderança foram os franceses Ludovic Por Luca-Sébastian Chol (Peugeot 104 ZS), apesar dos espanhóis terem sido os melhores nesta PEC.
À partida para o último SR – La Cabanette-Col de Braus – os concorrentes já sabiam que a PEC tinha sido encurtada devido ao mau tempo que atingiu a região dos Alpes Marítimos. Mas, mesmo assim, foram quilómetros suficientes para que o BMW preto chegasse ao final como vencedor, relegando para a segunda posição o pequeno Peugeot, completando o pódio o VW Golf GTi dos monegascos Olivier Campana-Lydia Campana, que tinham sido os líderes na parte inicial da prova.
Kashin-Kostyrko terminaram na quarta posição, à frente do fantástico Austin Mini Cooper S da dupla belga Maxime Castelein-Filip Deplancke, que, por sua vez superaram os vencedores de 2023, Cláudio Enz-Cristina Seeberger.
Com 204 equipas (das 244 que partiram) a terminarem classificadas, num ano dominado, em grande parte devido às condições climatéricas, pelos concorrentes da Média Moderada, os primeiros da Média Alta (como o foram durante todo o rali) foram os belgas Yves Deflandre-Baptiste Gengoux, no habitual Porsche 911.
Foto: ACM
Reviewed by Auto Vintage
on
9.2.26
Rating:

No comments: