Ferrari e Delahaye “reis” de Amelia Island


Concurso elegeu o melhor Desportivo e o melhor Clássico.


Como é peculiar no Concurso de Elegância de Amelia Island, foram dois os vencedores da edição deste ano: o título de “Best of Concours Sport” foi para um Ferrari 250 GTO, de 1963, enquanto que entre os Clássicos, um Delahaye 135MS Narval Cariolet, de 1947, levou para casa o título de “Best of Show”.

Inscrito por David MacNeil, o Ferrari não é um 250 GTO qualquer (como se existisse um 250 GTO qualquer…). Trata-se daquele que se pensa ter sido até hoje vendido por preço mais elevado, ao ter sido adquirido, em 2018, por 70 milhões de dólares.

O chassis 4153GT tem na sua história, entre outros resultados, a vitória no Tour de France de 1964, assim como o quarto lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1963.

Alvo de um restauro completo após a transação de 2018, apresentou-se em Amelia Island na configuração que apresentou em Le Mans e não com as cores da Ecurie Francorchamps, pela qual correu na segunda metade do ano do seu aparecimento.

Já o vencedor do título de “Best of Show” também foi um automóvel com um forte ligação a França. Trata-se de um Delahaye 135MS Narval Cariolet, com carroçaria Figoni et Falaschi, pintado na cor favorita de Joseph Figoni, o laranja brolé.

Construído para o cantor Charles Trenet, foi levado em 1948 para os Estados Unidos, onde a vedeta gaulesa ia efectuar uma “tour” de concertos.

Trenet regressou a França, mas o Delahaye não. Teve três proprietário daí para cá, sendo que o actual é o fundador da Mecum Auctions, Dana Mecum, que depois do êxito do seu leilão de Janeiro passado obteve agora mais uma vitória.

Automóvel que esteve exposto no Salão de Paris de 1947, é um dos seis que foram construídos com esta configuração.

Foto: The Amelia 

Ferrari e Delahaye “reis” de Amelia Island Ferrari e Delahaye “reis” de Amelia Island Reviewed by Auto Vintage on 4.3.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.