Lamborghini 350 GT: de volta, 60 anos depois


O mais antigo dos Lamborghini existentes regressou a Genebra.


O primeiro Lamborghini foi apresentado há 60 anos e, para assinalar a data, o Polo Storico da marca levou o mais antigo dos exemplares existentes até à cidade que lhe serviu de berço, Genebra.

No passado dia 12 demos aqui conta (https://www.auto-vintage.net/2024/03/um-dia-abencoado-na-historia-do.html) dos 60 anos da apresentação do primeiro dos automóveis Lamborghini de série, o 350 GT. Hoje voltamos ao tema, pois o Polo Storico levou até Genebra aquele que é hoje o mais antigo dos Lamborghini existentes.

Na verdade, não se trata do exemplar que esteve exposto no stand da Lamborghini no Salão de 1964. Esse, o chassis #101, pintado em Verde Genebra Metalizado, com interior branco, há muito que não existe.

Utilizado, após o Salão, como unidade de testes, para desenvolvimento do modelo de produção, acabou destruído… quando se encontrava parado num semáforo.

Mais sorte teve o chassis número dois, aquele que agora foi levado até Genebra.

Dado como pronto, em Sant’Agata Bolognese, a 15 de Agosto de 1964, curiosamente, foi entregue novo a um cliente… de Genebra.

Totalmente restaurado e certificado pelo Lamborghini Polo Storico, continua a estar pintado em cinzento metalizado com interior em vermelho.

Apesar das suas seis décadas, o 350 GT continua  chamar as atenções de quem o vê, com a sua carroçaria Touring em alumínio, assente num chassis tubular criado pelo então jovem engenheiro Giampaolo Dallara e movido por um V12 de 3,5 litros, que debita 320 cavalos, concebido por Giotto Bizzarrini e adaptado para o uso em estrada por Paolo Stanzani.


Foto: Lamborghini Media 

Lamborghini 350 GT: de volta, 60 anos depois Lamborghini 350 GT: de volta, 60 anos depois Reviewed by Auto Vintage on 21.3.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.