Lamborghini 1963-2023: 60 anos celebrados a cor


Depois da “explosão multicolorida” do Miura, marca sempre se distinguiu por ter uma ampla paleta, que hoje tem 360 tons diferentes.


Fundada em 1963 e por isso actualmente a comemorar os seus 60 anos, a Lamborghini vem agora lembrar um dos seus traços distintivos: a cor. Depois do que chama a “explosão multicolorida” do Miura, a marca sempre se distinguiu por ter uma ampla paleta, que hoje tem 360 tons diferentes.

Quando Ferruccio Lamborghini fundou a sua marca de automóveis anunciou que iria produzir alguns dos melhores GT’s e que os seus automóveis se distinguiriam de todos os outros. Pelas suas qualidades mecânicas, pelas formas e, ainda, pela sua pintura, disponível em diferentes tonalidades.

Tudo isto para atrair os mais diversos clientes e, acima de tudo, dar-lhes a oportunidade de tornar os seus carros o mais únicos possível.

Os primeiros Lamborghini, 350 e 400 GT, de algum modo já refletiam essa filosofia, mas a “explosão multicolorida” só viria em 1966, com a apresentação do Miura, modelo cujas características se prestava bem aos tons ousados.

Quase não existindo qualquer Miura pintado de origem em branco ou em preto, surgiu uma enorme quantidade de verde, laranja ou amarelo e o singular “Rosso Miura”.

E a moda da cor seduziu os mais variados clientes. A modelo britânica Twiggy escolheu para seu Miura S o verde limão, ainda hoje usado, com o nome “Verde Scandal”. E o xá do Irão encomendou um de seus quatro Miuras, a edição limitada SVJ, em “Bleu Ischia Metallizzato” (azul metálico), combinado com interiores em couro branco.

Depois vieram os Countach, apresentados em 1971, com ainda mais opções de cor, rumo seguido com os Espada e os Diablo.

Aos dias de hoje, a Lamborghini tem disponíveis 360 tons, 60 divididas em cinco famílias (Sporty, Contemporary, Eclectic, Classic e Technical), que reflectem a herança cultural da empresa.

Outras 300 cores fazem parte da paleta Ad Personam, incluindo aquelas com tonalidades especiais e tecnologias mais sofisticadas, sendo que algumas estão disponíveis através do sistema Lamborghini Car Configurator e outras apenas através de uma visita ao estúdio Ad Personam.

Num ano completo de celebrações – de que demos aqui conta, há uns meses, em http://www.auto-vintage.net/2023/02/60-anos-da-lamborghini-festas-todo-o-ano.html – esta também é uma forma de comemorar os 60 anos da marca.









Fotos: Lamborghini Media Center 

Lamborghini 1963-2023: 60 anos celebrados a cor Lamborghini 1963-2023: 60 anos celebrados a cor Reviewed by Auto Vintage on 1.8.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.