A 24 de Agosto de 1958 cerca de 150 mil pessoas assistiram à prova de F. 1 no Circuito da Boavista.
Perante uma multidão que se calcula em 150 mil pessoas, correu-se há exactamente 65 anos, no Circuito da Boavista, o primeiro G.P. de Portugal de Fórmula 1. Uma história que depois teve continuidade, com muitas interrupções, em Monsanto, no Estoril e no Algarve.
A estreia da Fórmula 1 em Portugal deu-se integrada no programa do denominado VII Grande Prémio de Portugal.
Com 15 automóveis em pista (o norte-americano Phil Hill e o português Casimiro de Oliveira estevam inscritos mas não alinharam), aquela que foi a nona e antepenúltima prova do Campeonato do Mundo de 1958 foi totalmente dominada pelo britânico Stirling Moss, em Vanwall, que rubricou o melhor tempo dos treinos e venceu a corrida, com um pouco mais de cinco segundos de vantagem para o segundo classificado, o britânico Mike Hawthorn, em Ferrari, autor da melhor volta em corrida e no final do ano campeão mundial.
Completou o pódio o segundo piloto da Vanwall, Stuart Lewis-Evans, numa prova onde alinharam verdadeiros mitos da História do Automobilismo, como Jean Behra, Wolfgang von Trips, Jack Brabham, Graham Hill, Roy Salvadori, Jo Bonnier e, até, o mítico Carroll Shelby, ainda antes de se retirar das pistas e transformar-se num dos mais célebres preparadores de todos os tempos.
Desta efeméride, para além da vitória, regista-se a história de desportivismo de Moss, quando este ilibou Mike Hawthorn da acusação (verdadeira) de que este tinha circulado em sentido contrário ao da corrida, o que implicaria a sua desclassificação.
No final do Campeonato, Hawthorn sagrou-se campeão e Moss ficou em segundo…
No comments: