Clássicos na Alemanha mais do que duplicaram


Em uma década, número subiu de menos de 300 mil para mais de 700 mil.


O número de automóveis matriculados na Alemanha como Históricos ou, pelas suas características, considerados como Clássicos, ultrapassou pela primeira vez os 700 mil. Um número que representa mais do que o dobro do que acontecia há uma década.

Segundo dados revelados pela Autoridade Federal de Transportes Motorizados (KBA), a 1 de Janeiro de 2023 existiam 704.269 automóveis Clássicos na Alemanha, com ou sem matrícula histórica, sendo que a mesma estatística revela que havia também quase 100 mil reboques e autocarros considerados históricos.

O crescimento dos Clássicos na Alemanha tem-se verificado não só em resultado de compras no mercado interno como fruto de muitas importações.

Na verdade, quem no mundo dos Clássicos, não ouviu já falar deste ou daquele modelo de fabrico germânico que, colocado à venda em Portugal (por exemplo) acabou por ser vendido… para a Alemanha.

Segundo a mesma fonte, em 2014 os automóveis Clássicos na Alemanha não chegavam aos 300 mil, não parando a curva de crescer daí para cá.

Apesar desse crescimento, os alemães ainda estão longe de outros europeus.

No Reino Unido, segundo a Federation of British Historic Vehicle Clubs, em 2021 existiam 1.538.927 veículos históricos registados como tal, o que também resultou de um crescimento de cerca de 50% em seis anos.

Muitos mais existem em Itália: segundo o relatório anual do Automobile Club d’Italia (ACI) há a circular no seu país 4,3 Clássicos, sendo que para chegar a este número o ACI limitou-se a contabilizar os automóveis a circular com mais de 30 anos de idade – 3,9 milhões –, somados aos 388 mil homologados como históricos. 

Clássicos na Alemanha mais do que duplicaram Clássicos na Alemanha mais do que duplicaram Reviewed by Auto Vintage on 25.8.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.