Loucura ou bom investimento por um Ferrari 500 Mondial?


Automóvel destruído pelo fogo em competição foi comprado por 1.875.000 dólares.


Falámos aqui dele há cerca de dois meses, anunciando que iria ser leiloado. Agora surge o resultado: o Ferrari 500 Mondial Spider Serie I, de 1954, destruído num acidente de competição, seguido de incêndio, foi vendido por 1.875.000 dólares (cerca de 1,7 milhões de euros). Será uma loucura ou um bom investimento?

Segundo de um total de 13 exemplares fabricados com carroçaria de Pinin Farina – devendo o seu nome, “Mondial”, ao facto do piloto da Ferrari Alberto Ascari ter vencido o “Mundial” de Fórmula 1 em 1952 e de 1953 –, foi “descoberto” quando, em 2004, o furacão Charley levou o tecto do pavilhão onde estava guardado.

“Nasceu” daí a chamada colecção “Lost & Found” – ler mais em 

http://www.auto-vintage.net/2023/06/the-lost-found-collection-da-tempestade.html –, integrada no catálogo da RM/Sotheby’s para Monterey. 20 modelos da Ferrari, que no total renderam 16,5 milhões de euros.

Nenhum dos restantes 19 exemplares se encontrava, porém, no estado do 500 Mondial Spider Serie I, que tem uma fabulosa história.

Originalmente construído com uma carroçaria Pinin Farina Spider – na fábrica, seguindo um desenho de Dino Ferrari, o então jovem Sergio Scaglietti criara ao mesmo tempo outra versão do Mondial – ainda em 1954 foi vendido ao chefe da Scuderia Guastalla, Franco Cornacchia, que confiou a sua condução a Franco Cortese, ex-piloto oficial da Ferrari.

Cortese e o seu co-piloto Perruchini terminaram em quarto lugar na classe nas Mille Miglia de 1954 (14º da Geral).

Posteriormente, foi convertido por Scaglietti e, entre outras “aventuras”, participou da Targa Florio de 1956, com a equipa Benzoni-Naust.

Vendido para os Estados Unidos em 1958, cinco anos mais tarde, já na mão do seu terceiro proprietário norte-americano, viu ser-lhe retirado o motor original – cujo paradeiro se desconhece, sendo o lote vendido com um motor de substituição –, para montar um V8 de fabrico americano.

Foi já nessa condição que teve um acidente em competição, seguido de incêndio, que explica o estado em que se encontra, uma vez que nunca foi recuperado.

Nos últimos dez anos, contando com o exemplar agora vendido, oito 500 Mondial Spider Serie I foram a leilão, sendo normalmente vendidos (em perfeito estado) entre os três e os quatro milhões de dólares.

Há duas excepções: um, que foi vendido há um ano, por um preço surpreendentemente baixo (2.095.000 dólares) e um outro, que teve de ir a leilão por duas vezes para encontrar comprador. Trata-se de um dos exemplares criados originalmente por Scaglietti, que falhou a venda em 2015 (RM/Sotheby’s), concretizando-a em 2018 (Gooding & Company), por 5.005.000 dólares, valor que continua a ser o recorde para o modelo.

Foto: RM/Sotheby’s 

Loucura ou bom investimento por um Ferrari 500 Mondial? Loucura ou bom investimento por um Ferrari 500 Mondial? Reviewed by Auto Vintage on 23.8.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.