O exemplo do Rei: um DB6… a bioetanol


Carlos III – que recebeu o Aston Martin quando fez 21 anos – mandou converter o seu automóvel preferido em 2008.


Marcado, tal como a sua falecida mãe, pelo seu gosto pelos bons automóveis, aquele que a partir de amanhã será Carlos III, Rei de Inglaterra, sempre foi conhecido pelas suas preocupações ambientais. Por isso, em 2008, mandou converter o seu Aston Martin DB6 Volante a bioetanol.

Depois de ter tido como primeiro automóvel um MG C – que ofereceu ao filho, William, em 1999 – Carlos recebeu, a 14 de Novembro de 1969, dia do seu 21º aniversário, um presente do qual nunca mais se separou: o Aston Martin DB6 Volante, que ainda hoje tem a matrícula EBY 776J e que no ano passado (na imagem) esteve em exposição no Concours of Elegance do Hampton Court Palace.

“Apenas” o primeiro de vários Aston Martin que veio a ter – continua a guardar na garagem, por exemplo, o V8 Vantage Volante, de 1994, que lhe foi oferecido pelo Emir do Bahrain – Carlos dá uso regular ao automóvel e também o confia, por vezes, ao filho, que saiu do seu banquete de casamento ao volante do EBY 776J.

As preocupações do então Príncipe de Gales com a Ecologia levaram-no a procurar uma solução mais “limpa” para circular com o seu Clássico de eleição.

Em 2008 solicitou à Aston Martin uma transformação que tornasse possível a utilização de um combustível “verde”.

Contrariados, os técnicos da marca fizeram a conversão, que permite que o automóvel seja alimentado por bioetanol E85, que o mesmo é dizer, um combustível que tem 15% de gasolina e os restantes 85% de um líquido resultante de excedentes de vinho e de soro de leite.

Verdade ou não, diz-se que, ao contrário dos temores dos engenheiros da Aston Martin, não só a mecânica do DB6 não foi afectada como o seis cilindros em linha… passou a debitar mais cavalos.

Questionado, aquando da cimeira da COP26, sobre a solução que encontrou para tornar a utilização do seu Clássico mais limpa, Carlos respondeu com graça: “Além de tudo, tem um cheio fantástico quando se conduz”.

Cheira a vinho e queijo…


Foto: Concours of Elegance

O exemplo do Rei: um DB6… a bioetanol O exemplo do Rei: um DB6… a bioetanol Reviewed by Auto Vintage on 5.5.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.