A Star is Born: Corvette apareceu há 70 anos

“Dream Car” da Chevrolet foi apresentado no dia 17 de Janeiro de 1953.

Sábado, dia 17 de Janeiro de 1953. No hall do Hotel Waldorf-Astoria, de Nova Iorque, a Chevrolet vai desvendar o que diz ser o novo “Dream Car”: os olhos do público veem pela primeira vez o Chevrolet Corvette. A Star is Born…

Desde 1949 e anualmente a Chevrolet promovia um evento que denominava de Motorama. O “show” itinerante apresentava-se em várias cidades norte-americanas e destinava-se a mostrar a oferta do construtor para o ano que se seguia e também para revelar alguns “concepts”.

A surpresa da edição de 1953 foi o Corvette (que esteve para se chamar Korvette…), um desportivo de dois lugares, com uma carroçaria totalmente feita em fibra de vidro.

De linhas inovadoras – resultado da mente criativa de Harley Earl, que contou com a colaboração de Bob McLaren, no design, e de Ed Cole, na mecânica – o Corvette foi um êxito imediato.

Nos sete dias em que a Motorama esteve em Nova Iorque, o Corvette foi visto por cerca de milhão e meio de pessoas, seguindo-se a sua exibição em Dallas, São Francisco e Detroit.

O êxito foi tal que, em tempo recorde, a 30 de Junho de 1953 saiu da linha de montagem de Flint, no Michigan, a primeira unidade comercializada, de um total de 300 automóveis (todos pintados em Polo White) fabricados até ao final desse ano.

O Dream Car da Chevrolet correspondia aos sonhos dos norte-americanos. Ao longo dos anos transformou-se num ícone da cultura americana, a tal ponto que fabricante nunca mais abandonou a designação do modelo, que actualmente vai na sua oitava geração.

Dos 300 fabricados em 1953, estima-se que continuem a existir 225.



A estrela da Motorama de 1953.







Nas imagens anteriores, a linha de montagem de Flint, no Michigan, no dia 30 de Junho de 1953, data da conclusão do primeiro Corvette comercializado.



Fotos: Media Chevrolet

A Star is Born: Corvette apareceu há 70 anos A Star is Born: Corvette apareceu há 70 anos Reviewed by Auto Vintage on 17.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.