Venda por preço recorde de um Porsche 911 Targa

Automóvel restaurado para assinalar os 50 anos da Porsche Design vendido por cerca de um milhão de euros.


Acaba de ser vendido, em leilão, o Porsche 911 S 2.4 de 1972, restaurado (e transformado) há cerca de um ano pela Porsche Classic. Destinado a assinalar os 50 anos da Porsche Design, o comprador, que pagou pela peça única cerca de um milhão de euros, também tem direito a um Chronograph 1, inspirado no relógio projectado há meio século por Ferdinand Alexander Porsche.

Há cerca de um ano demos aqui conta (http://www.auto-vintage.net/2022/01/dois-targa-para-celebrar-50-anos-da.html) do modo como a Porsche pretendia assinalar os 50 anos da Porsche Design: o lançamento de uma série especial (o 911 Edition 50 Years Porsche Design) e o restauro/transformação de um 911 Targa de 1972.

Agora que a efeméride está a chegar ao fim, a Porsche confiou à RM/Sotheby’s a venda em leilão desta peça única, que acabou por ser arrematada por 1.149.000 dólares, ao dia de hoje cerca de 1.080.000 euros.

Durou cerca de dois anos o trabalho da Porsche Classic até dar por concluído o automóvel agora vendido.

O veículo base era um 911 T, versão Targa, de 1972, que se encontrava em péssimas condições, faltando-lhe inclusive algumas peças.

Para além do restauro, os especialistas da Porsche Classic transformaram o motor e o chassis, para as especificações da versão S, o modelo topo de gama da época, que tinha uma cilindrada de 2.341cc, que geravam 190cv às 6.500rpm, e era equipado com injecção mecânica de combustível.

Para terminar todo o conjunto, à semelhança do novo 911 Edition 50 Years Porsche Design (de que foram feitos apenas 750 exemplares), todo o conjunto foi pintado em tons de preto – evocando o relógio Chronograph 1 –, aprimorada com listas laterais em Platinum acetinado, bem como uma faixa com a denominação Porsche Design.

O automóvel, que assenta sobre um conjunto de jantes Fuchs anodizadas, recebeu ainda um roll-bar Targa, também com acabamento Platinum acetinado, em vez do inox escovado do modelo clássico.

As letras Targa apresentam-se com acabamento preto fosco, enquanto a tampa do motor apresenta um emblema "Porsche Design 50th Anniversary" com uma reprodução da assinatura de Ferdinand Alexander Porsche, um distintivo semelhante ao do moderno 911 Edition 50 Years Porsche Design.


Foto: RM/Sotheby’s 

Venda por preço recorde de um Porsche 911 Targa Venda por preço recorde de um Porsche 911 Targa Reviewed by Auto Vintage on 15.12.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.