GT40 ex-Emílio Marta em leilão em Monterey

Ford tinha sido colocado à venda há dez anos em Inglaterra.

O Ford GT40 que Emílio Marta levou à vitória por várias vezes em Angola está de volta ao mercado. Depois de há dez anos ter sido colocado à venda pela britânica Maxted-Page Limited, aparece agora como uma das “main attraction” do catálogo da Mecum para Monterey.

Sem valor estimado, como normalmente acontece com os automóveis da Mecum, o GT40 Lightwight, de 1969, com o chassis P/1080, foi um dos últimos a ter sido fabricado.

Curiosamente o primeiro proprietário do automóvel foi… a Câmara Municipal de Carmona (hoje Uíge), sendo confiada a sua condução ao funcionário do município e piloto Ferreira Pires.

Este efectuou três provas ao volante da máquina norte-americana, a última delas as 3 Horas de Huíla, onde foi protagonista de um acidente.

Após esse infortúnio, o Ford GT40 foi vendido a Emílio Marta, que, em Angola, com ele competiu (inscrito pela “sua” equipa Team Irmãos Unidos) entre 1970 e 1975, sendo campeão em 1973. Depois, em 1977, já no Continente, ainda com Emílio Marta ao volante, alinhou por uma vez no Circuito de Vila do Conde de 1977.

Hoje devolvido integralmente ao modo como saiu da fábrica, pintado na cor original Cirrus White – ao longo do tempo, naturalmente, correu com várias decorações –, com autenticidade certificada pelo especialista Ronnie Spain, o chassis #P1080 continua a ter montado o seu motor original Ford V8 de 4.942cc, equipado com cabeças de alumínio Gurney-Weslake, sendo alimentado por quatro carburadores duplos Holey, debitando uma potencia na ordem dos 450cv, que progrediam através de uma caixa manual ZF de cinco velocidade.

Visto em edições recentes do Le Mans Classic e mais recentemente na edição do ano passado do The Quail Motorsports Gathering, no próximo dia 17, em Monterey, voltará a ter todos os olhares voltados para si.


Foto: Mecum

GT40 ex-Emílio Marta em leilão em Monterey GT40 ex-Emílio Marta em leilão em Monterey Reviewed by Auto Vintage on 6.8.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.