Navarra: animação em pista mas só longe do Ford GT 40


Dupla espanhola Jordi Puig-Fernando Navarrete dominou as duas corridas do Historic Endurance.


A caravana do Iberian Historic Endurance dirigiu-se no fim-de-semana até ao norte de Espanha para a sexta prova da temporada. No moderno Circuito de Navarra houve muita animação, mas só depois de passar o Ford GT40 vencedor das duas corridas de 50 minutos.

Em termos absolutos, o domínio da dupla Jordi Puig-Fernando Navarrete foi total, terminando cada uma das duas corridas com uma volta de avanço.

No entanto, as provas do Iberian Historic Endurance, que levam para a pista, ao mesmo tempo, automóveis tão distintos, proporcionam sempre várias e animadas lutas.

Na primeira das duas corridas, à Geral, Florent Cazalot, em Lotus Seven, foi um justo segundo classificado, após uma corrida sem sobressaltos, sendo Eduardo Davila, em Porsche 911 3.0 RS, o terceiro a ver a bandeira axadrezada.

Na segunda corrida, repetindo-se o domínio de Jordi Puig e Fernando Navarrete, no seu arrebatador Ford GT40, a segunda posição teve uma rotatividade inesperada até à paragem obrigatória nas boxes.

Florent Cazalot (Lotus Seven) arrancou do segundo lugar, mas foi Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) quem assumiu essa posição nos momentos iniciais, para ser depois ultrapassado por Eduardo Davila (Porsche 911 3.0 RS).

Ainda antes da abertura da janela de paragem nas boxes, ambos foram suplantados por Florent Cazalot. Enquanto esteve em pista, o francês fez uma corrida a fundo e “atrás do prejuízo”, pois atrasou-se no arranque, passou pelas boxes e ainda teve que cumprir um “Stop & Go”. Igual infortúnio teve o espanhol Eduardo Davila, que parecia capaz de repetir a vitória nos H-1976 até à 13ª volta, quando uma avaria o forçou a abandonar.

No final, da mesma forma que o Ford GT40 rumou ao segundo triunfo do fim-de-semana, Carlos Barbot, o segundo a ver a bandeira axadrezada, somou a segunda vitória entre os H-1965.

Já na categoria H-1971 assistiu-se a um vencedor diferente. Paulo Lima fez novamente um arranque muito forte, mas desta vez o piloto do Ford Mustang não permitiu a aproximação dos seus adversários, imprimindo o mesmo ritmo que Carlos Barbot, terminando a três segundos do piloto portuense.

Foto: Race Ready 

Navarra: animação em pista mas só longe do Ford GT 40 Navarra: animação em pista mas só longe do Ford GT 40 Reviewed by Auto Vintage on 25.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.