Gullwing à venda em leilão à “boleia” de Andy Warhol

Mercedes-Benz 300 SL que serviu de modelo ao artista poderá ser licitado online no site da RM/Sotheby’s.

Um Mercedes-Benz 300 SL Gullwing não necessita de argumentos suplementares para conseguir ser vendido por preço elevado. Apesar disso, qualquer ligação a um ícone pode ser determinante para o valorizar. Assim acontece com o próximo Gullwing a leiloar pela RM/Sotheby’s, que tem como “qualidade extra” ter servido de modelo a Andy Warhol.

Figura suprema da Pop Art, Andy Warhol recebeu em 1986 uma encomenda especial: a Mercedes-Benz estava a celebrar os 100 anos do Automóvel e contactou o artista americano para que este criasse uma série de trabalhos que registassem a História.

De acordo com o contratado, a série “Carros” deveria ter 80 fotos de 20 modelos de oito décadas diferentes. Todavia, a morte inesperada de Warhol, a 22 de Fevereiro de 1987, não lhe permitiu acabar o trabalho, deixando apenas 36 serigrafias em tela e 13 desenhos.

Um dos trabalhos – na linha, tão popular na obra de Warhol, das latas da Campbell, das garrafas de Coca-Cola e, até, dos retratos de figuras como Marilyn ou Liz Taylor – teve como “modelo” um 300 SL de 1955, o automóvel que agora vai ser levado a leilão.

Vendido originalmente em Paris, a um cidadão francês cuja identidade se desconhece, foi em 1981 vendido para a Alemanha, onde recebeu a matrícula que ainda agora apresenta – EI-DR 1 –, registada em nome do Dr. Heinz Noeth.

Em 2020 a conhecida Brabus – especializada na transformação de modelos de várias marcas, mas especialmente dos Mercedes –, através do seu departamento de Clássicos, comprou o 300 SL, que agora coloca à venda.

Alvo de um restauro contabilizado em 4.500 horas, o agora denominado “Andy’s 300 SL” será leiloado, online, entre os dias 10 e 17 de Novembro, estimando a leiloeira que possa vir a chegar aos três milhões de dólares, valor que se for atingido fará dele o mais caro de sempre com carroçaria normal (o recorde para o modelo está em 2.640.000), que não pode ser comparado ao, ultra-raros, “Alloy”.

Coincidência – ou não… – neste momento e até 22 de Janeiro do próximo ano no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, está patente a exposição “Andy Warhol: Cars – Works from the Mercedes-Benz Art Collection”, onde se podem ver 27 das 36 serigrafias criadas e os 13 desenhos, cedidos temporariamente pela Mercedes-Benz Art Collection, e também diversos automóveis, da colecção do Museu Mercedes.

Já agora, na exposição é também possível ver um Rolls Royce Silver Shadow, de 1974, automóvel de uso pessoal de Andy Warhol. Sempre com motorista, uma vez que o artista – à semelhança, aliás, de Freddy Mercury, cujo Rolls será vendido dentro de dias – nunca teve carta de condução.


Foto: Media Brabus

Gullwing à venda em leilão à “boleia” de Andy Warhol Gullwing à venda em leilão à “boleia” de Andy Warhol Reviewed by Auto Vintage on 24.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.