Austin Cars Ltd. construiu dois automóveis que vão correr no Goodwood Revival.
Numa época em que fala frequentemente de modelos “Reborn” e “Continuation” eis que o regresso ao passado chega aos primeiros Mini. Dois Austin de 1959 acabam de ser fabricados e vão alinhar no fim-de-semana em Goodwood.
Hoje detentora da histórica marca, a Austin Cars Ltd. tornou-se conhecida pelo fabrico dos pequenos carros a pedal, com formas inspiradas no popular A40, que anualmente são conduzidos por pilotos de palmo e meio.
Para desenvolver a sua actividade, em 2022, a Austin Pedal Cars adquiriu os direitos a utilizar a extinta marca britânica e começou a fabricar os pequenos J40, que brilham anualmente em Goodwood.
Agora, porém, a aposta vai mais longe. Resultando da associação entre a Burlen Ltd – hoje responsável pelo fabrico dos carburadores SU, Amal e Zenith – e a Austin Pedal Cars nasceu a Austin Cars Ltd, que decidiu iniciar a sua actividade com a construção de duas unidades do Austin Mini de 1959.
Para concretizar este regresso ao passado, a Owens Fabrication, do País de Gales, fez duas carroçarias e as gaiolas de protecção com fidelidade absoluta aos modelos de 1959, cuidando para que o espírito do automóvel de produção não se perdesse no processo de preparação.
Por sua vez, a Swiftune Engineering ficou encarregada de desenvolver e fornecer os motores de competição da Série A, garantindo o seu carácter autêntico.
Os dois carros foram montados com todos os detalhes fiéis às primeiras unidades do Mini: distância ao solo, rodas em aço, interior simplificado e até a famosa alavanca de velocidades do 850 original. Para completar, cada exemplar foi pintado em Farina Grey , uma das cores do lançamento de 1959, e equipado com carburador SU único, das versões menos potentes que os Cooper posteriores.
Com todos aqueles detalhes, a organização de Goodwood autorizou a participação dos Mini no St. Mary’s Trophy, que é reservado a viaturas de Turismo de fabrico anterior a 1960.
Pela primeira vez, a organização do Revival autorizou a participação dos Mini agora fabricados e preparados especialmente para o evento.
Com graça, a organização do Goodwood Revival definiu que os novos automóveis deveriam parecer “o Mini da sua mãe. Aquele que você levou emprestado sem avisar, pintou uns números nas portas e levou para correr”.
Ao volante dos novos Mini, Mark Burnett e Nick Swift, da Swiftune, farão equipa com Darren Turner e Karun Chandhok. Como manda a tradição do St. Mary’s Trophy, a corrida será dividida em duas partes, uma no sábado e outra no domingo, com a soma dos tempos definindo o resultado final.
Para Mark Burnett, levar os Minis de 1959 para Goodwood é motivo de orgulho: “É um prazer enorme apresentar esses carros ao público e um privilégio ainda maior estreá-los no Revival. Quem sabe este seja apenas o começo dos planos futuros da Austin Cars”.
Foto: Austin Cars

No comments: