Dois milhões não chegaram para o Porsche 550 “barn find”


Achado suíço – agora leiloado na Grã-Bretanha – vendido por 2.350.000 euros.


Os milhares que, faz agora um mês, se interessaram por ler no nosso site a notícia da ida a leilão de um Porsche 550 “barn find”, certamente estarão curiosos sobre a sorte do automóvel. Pois fiquem a saber que os dois milhões de euros estimados como máximo não chegaram: subiu até aos 2.350.000.

O chassis 550-0079, saído da fábrica a 2 de Fevereiro de 1956, tem uma história que aqui contámos faz amanhã um mês (ver http://www.auto-vintage.net/2022/08/quando-um-avo-se-esquece-de-um-porsche.html).

Apresentou-se, no leilão levado a cabo pela Gooding & Company no âmbito da Elegância de Hampton Court, tal como foi encontrado, num barracão, na Suíça. Ou seja, bem diferente da forma como apareceu pela primeira vez.

Na verdade, quando saiu da fábrica (até foi fotografado à frente da mesma, numa sessão que a Porsche realizou para divulgar as várias cores que disponibilizava) o 550-0079 apareceu pintado em vermelho com uma setas em branco, pintura adequada ao destino que teria, a Suíça, onde teve a sua primeira prova, tendo como condutora a piloto Rita Rampinelli.

Posteriormente, em circunstâncias que não são totalmente claras, sofreu várias alterações. A carroçaria com que se apresenta agora é a de um RS60, que correu as 24 Horas de Le Mans, e o próprio motor não é de origem, tendo agora montado um 1.7 de dupla árvore de cames, em vez do original quatro cilindros de 1.498cc.

Acresce que quem o comprou nunca o ouviu a trabalhar, uma vez que, sendo vendido como foi encontrado, não tem carburadores nem depósito de gasolina.

Apesar de tudo, o entusiasmo pelo “achado” foi o que ilustra o preço final, apesar de tudo longe do recorde – 5,3 milhões de euros, pagos em 2016 – de um Porsche 550.

E, já agora, pouco mais do que um quarto do automóvel mais valioso do leilão, que foi, tal como se previa, o Ferrari 250 GT SWB Berlinetta Competizione, que foi arrematado por nove milhões de euros.

Foto: Gooding & Company 

Dois milhões não chegaram para o Porsche 550 “barn find” Dois milhões não chegaram para o Porsche 550 “barn find” Reviewed by Auto Vintage on 8.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.