Newport Pagnell: há 70 anos o berço dos Aston Martin

Mais de uma centena de automóveis ali nascidos voltaram ao local onde foram construídos.

Newport Pagnell, o histórico berço da Aston Martin, fez esta semana 70 anos da sua ligação à marca britânica. A efeméride foi comemorada com a chegada de mais de uma centena de modelos históricos da marca.

Foram mais de 100 os Aston Martin Clássicos que viajaram até Newport Pagnell, em Buckinghamshire, para celebrar os 70 anos do histórico local de produção do fabricante.

Este berço da marca britânica, onde muitos dos seus modelos mais famosos do Século XX foram fabricados, está este ano a comemorar o seu 70º aniversário e que melhor forma de assinalar a data do que dezenas de modelos ali fabricados visitarem a sua origem.

Dezenas de Aston Martin (e também Lagonda), alguns deles muito raros, produzidos entre 1955 e o início dos anos 2000, percorreram a famosa Tickford Street, que leva à histórica fábrica da Aston Martin.

A antiga sede mundial da Aston Martin Lagonda, um modesto edifício, em Estilo Tudor, na Rua Tickford, carinhosamente conhecido como "Sunnyside", abrigou durante horas uma selecção excepcional de DB4, DB5 e DB6. Enquanto isso, proprietários dos Vanquish V12, V8 e Lagonda formavam pequenos grupos em torno do edifício. Some-se a isto alguns DB 2/4 e DB Mk III, bem como V550 e V600, e estava ali uma representação de todos os principais modelos construídos na fábrica de Newport Pagnell.

A equipa da fábrica, por sua vez, garantiu que todas as áreas da empresa estivessem abertas, para permitir que os visitantes descobrissem os bastidores dos departamentos Modern e Heritage, bem como as suas oficinas de chaparia, acabamento e pintura.

“Queríamos que este 70º aniversário fosse memorável para todos, mas acho que nenhum de nós imaginou que seria um evento tão excepcional”, comentou Paul Spiers, presidente da Aston Martin Works. “Alguns dos automóveis presentes não voltavam a Newport Pagnell desde que foram construídos, enquanto que muitos outros são, claro, ‘velhos amigos’ da fábrica. Acho que, mesmo na década de 1960, nunca houve tantos exemplares do DB6 estacionados em Sunnyside, e neste 60º aniversário do lançamento do carro, foi realmente um espetáculo para ser visto”.

Durante os 52 anos em que a marca ali fabricou os seus automóveis, das instalações de Newport Pagnell, que foram a sede da Aston Martin de 1955 a 2007 – ano em que mudaram para Gaydon, no Warwickshire – saíram cerca de 13 mil unidades.

Newport Pagnell: há 70 anos o berço dos Aston Martin Newport Pagnell: há 70 anos o berço dos Aston Martin Reviewed by Auto Vintage on 17.10.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.