Exposição patente no Museu do Caramulo até 3 de Julho.
Está patente desde o início do mês no Museu do Caramulo a exposição temporária “The Colour of Motorsport”, uma retrospectiva do trabalho dos últimos 20 anos do designer gráfico e artista Ricardo Santos.
A exposição, inaugurada no início do mês e aberta ao público até 3 de Julho, conta com 70 peças, umas das quais feita propositadamente para a mostra, e ainda com dois automóveis, o icónico Lancia 037, de 1982, e o Reynard 903, de 1990, de Michael Schumacher, criando assim uma ligação entre as obras de arte e a competição automóvel nas vertentes de Fórmula 1 e Rali.
Ricardo Santos entusiasma-se desde muito cedo pelo automóvel e pelas suas formas. Uma paixão que foi aprofundada em desenhos esquissados nos cadernos da escola usando a ferramenta disponível do momento, uma simples caneta Bic.
Esta paixão foi crescendo, quer fosse pelas passagens dos brutais automóveis de Grupo B no Rally de Portugal, ou pelas revistas automóveis que lia avidamente em casa. Um amor que lhe trouxe a ambição de ser um dia designer, fosse automóvel ou gráfico.
Com uma linguagem única e um conhecimento quase enciclopédico, Ricardo Santos explora a História do Desporto Automóvel trazendo-lhe uma roupagem nova, graficamente estimulante, carregada de uma velocidade impetuosa capaz de nos impressionar ao primeiro olhar. É esta fusão de paixão com talento que catapultou este designer português para o palco internacional, culminando em colaborações com as grandes marcas, provas e publicações automóveis do mundo, tais como a Pagani, Red Bull F.1, a Racer ou a Top Gear.
Foto: Museu do Caramulo

No comments: