O Automóvel como Arte no Guggenheim de Bilbao


Arquitecto Norman Foster seleccionou os 38 automóveis em exposição.


Chama-se “Motion. Autos, Art, Architecture” e é, desde esta semana e até Setembro, a exposição principal do Museu Guggenheim de Bilbao. Seleccionados pelo renomado arquitecto britânico Norman Foster, é uma ocasião única para ver no mesmo espaço 38 modelos icónicos.

Patente até 18 de Setembro, no interior da singular estrutura criada por Frank Gehry pode ficar-se com uma ideia singular da História do Automóvel, enquanto meio de transporte mas também como objecto de Arte.

Organizada não pela sequência cronológica, mas por uma distribuição temática – há sete espaços com os nomes Primórdios, Esculturas, Populares, Desportivos, Visionários, Americanos e o Futuro –, lá se encontram, lado a lado, os mais destacados exemplares de 15 escolas de design de quatro continentes.

Modelos de produção de série (apesar da sua exclusividade) como um Ferrari 250 GTO, um Lamborghini Miura, um Jaguar E, um Porsche 356, um Mercedes-Benz 300 SL Gullwing ou um Aston Martin DB4 Zagato constam da exposição, a qual também inclui modelos que nunca entraram em produção, como um dos Alfa Romeo BVAT, um do Dymaxion (réplica), um Pegaso Z102 Cúpula, um Lancia Stratos Zero ou o trio dos Firebirds da GM.

Numa exposição que cobre toda a História do Automóvel não poderia lá faltar um Benz Patent Motor Car, de 1886 – que Foster diz ser “uma carruagem à qual só faltam os cavalos” –, mas também um Ford T, de 1914, um VW Carocha, de 1951, um Fiat Nuova 500, de 1957, um Mini (em corte), de 1966, e os franceses Citroën 2CV e Renault 4L.

Da reunião constam ainda exemplares sublimes de Design, como um Bugatti Type 35, um Voisin C7 Lumineuse e um Delahaye Type 165 Cabriolet.

Incluindo, ainda, um McLaren-Mercedes que Lewis Hamilton conduziu já este século, a exposição tem como veículo mais moderno o novíssimo Volkswagen ID.Buzz.

Sendo Norman Foster um entusiasta do Automóvel – vários modelos em exposição pertencem à Norman Foster Foundation –, a mostra contou com a colaboração de alguns dos mais importantes museus do mundo e das próprias marcas na cedência de vários dos modelos expostos.

Enfim. Se o Guggenheim de Bilbao, por si só, já é um bom motivo para visitar a cidade, agora, para os amantes do Automóvel, esta é uma oportunidade única.


Foto: Guggenheim Bilbao 

O Automóvel como Arte no Guggenheim de Bilbao O Automóvel como Arte no Guggenheim de Bilbao Reviewed by Auto Vintage on 13.4.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.