O dia do desaparecimento de Colin Chapman


Aos 94 anos, faleceu há dois dias Hazel Chapman, co-fundadora da Lotus.

Hazel Chapman, viúva de Colin Chapman e, com ele, co-fundadora da Lotus, faleceu há dois dias, aos 94 anos. Hoje, 16 de Dezembro, cumprem-se 39 anos sobre a data do desaparecimento de Colin Chapman…

Nascida em Londres, a 21 de Maio de 1927, Hazel Chapman conheceu Colin em 1944. Começaram a namorar e pouco depois os pais de Hazel permitiram que a sua garagem fosse transformada em oficina. Nasceu ali o primeiro Lotus, o Mark 1.

Quando Colin foi chamado pela Royal Air Force, no âmbito do esforço militar da II Guerra Mundial, foi Hazel quem deu continuidade ao sonho da Lotus e foi com o seu dinheiro que, em 1952, a Lotus foi criada como empresa.

Casaram-se em 1952, mantendo-se unidos pelo matrimónio e também pela Lotus, onde Hazel sempre desempenhou funções importantes, na empresa e na própria equipa de Fórmula 1, antes e depois do desaparecimento de Colin Chapman.

Com a morte de Hazel – anunciada pela Lotus Cars, num comunicado onde se afirma que “sem Hazel Chapman não haveria Lotus” – e passando hoje mais um aniversário da morte do mago da mecânica britânico, regressam as histórias sobre o desaparecimento súbito de Colin Chapman.

Em 1982, prestes a ser detido – podendo vir a ser condenado a dez anos de prisão por ligações ao desvio de fundos públicos, no âmbito do projecto DeLorean – foi anunciada a morte súbita de Colin Chapman, na sequência de um ataque cardíaco.

As suspeitas sobre a sua morte começaram logo em 1982 e aumentaram no ano seguinte. Dizendo-se que Chapman teria simulado o falecimento e que estaria escondido no Brasil, em 1983 Hazel Chapman viajou para a América do Sul, para assistir ao Grande Prémio do Brasil.

Antes disso, Hazel apenas tinha acompanhado Colin a um G.P. do Brasil, nos anos 70, e tinha dito que detestava o país. Em 1983 ficou no país até cerca de um mês depois da corrida de Japarepaguá e não perdeu mais nenhum G.P. do Brasil até ao final da década de 80…

Se fosse vivo, Colin Chapman contaria hoje 93 anos.

O dia do desaparecimento de Colin Chapman O dia do desaparecimento de Colin Chapman Reviewed by Auto Vintage on 16.12.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.