Mercedes 540K Autobahn-Kurier triunfa em Pebble Beach


“Best of Show” atribuído ao automóvel que foi encomendado pelo oftalmologista espanhol Ignacio Barraquer.

E, 13 anos depois, completou-se o “Triângulo Dourado”: depois de ter vencido em Villa d’Este (2008) e em Amelia Island (2019), o Mercedes-Benz 540K Autobahn-Kurier conquistou o título de “Best of Show” da edição deste ano de Pebble Beach. O automóvel, de 1938, que foi encomendado à Mercedes pelo oftalmologista espanhol Ignacio Barraquer deu mais uma vitória aos seus actuais proprietários, o casal Arturo e Deborah Keller.

Tendo a seu lado na “grelha” dos potenciais vencedores (de entre 230 concorrentes) três outros automóveis de eleição – um Bugatti Type 57S Corsica Drophead Coupé, de 1937, um Maserati A6G Zagato Coupé, de 1956, e um Ferrari 365 P Pininfarina Berlinetta Speciale, de 1966 – foi sem grande surpresa que o nome do “Best of Show” foi anunciado.

Na realidade, o palmarés anterior deste Mercedes – um dos três fabricados, o único que chegou aos nossos dias – e também o histórico da própria família Keller em Pebble Beach faziam prever este resultado.

Na verdade, já em 1986, com um Mercedes-Benz 500K Special Roadster, de 1936, e em 2001, com um Mercedes-Benz SS Erdmann & Rossi Roadster, de 1930, os Keller tinham levado para casa o título de “Best of Show”, contribuindo de forma definitiva para o total de nove triunfos da Mercedes-Benz em Pebble Beach, o que iguala o máximo que existia até agora e que era da Bugatti.

De 1936 a 1940, o Mercedes-Benz 540K (então o modelo de topo da marca) teve muitas configurações. De um total de 419 unidades do 540K fabricadas, apenas três saíram na configuração Autobahn-Kurier (por vezes denominado Autobahnkurier, literalmente "cruzador de auto-estradas").

Encomendado, como dissemos, pelo espanhol Ignacio Barraquer, este automóvel, tanto quanto se sabe, é único exemplar sobrevivente, talvez por não ter ficado na Alemanha no tempo da Guerra, mas por ter vivido a maior parte da sua existência em Espanha.

Tendo Barraquer falecido em 1965 – havendo registo de grandes viagens efectuadas com o automóvel, designadamente uma iniciada em Barcelona e apenas terminada no Cairo… –, a sua família manteve o raro Mercedes até 2004, ano em que o vendeu ao californiano Arturo Keller, que o mandou restaurar nas oficinas de Paul Russell, no estado do Massachusetts.


Foto: Pebble Beach Concours d'Elegance/Kimball Studios

Mercedes 540K Autobahn-Kurier triunfa em Pebble Beach Mercedes 540K Autobahn-Kurier triunfa em Pebble Beach Reviewed by Auto Vintage on 16.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.