Sting Ray de quatro lugares revelado… passados 59 anos


GM Design partilhou fotos do protótipo do Corvette C2 que nunca chegou à produção.

Um segredo bem guardado durante quase 60 anos: a segunda geração do Chevrolet Corvette teve um protótipo de quatro lugares. A revelação acaba de ser feita pelo GM Design, que tornou públicas uma série de imagens do automóvel que nunca foi produzido.

Da longa história do Corvette – iniciada em 1953, com o C1 – a segunda geração, que ficaria conhecida como Sting Ray, é ainda hoje das mais apreciadas, não só pelas suas qualidades dinâmicas como pelo desenho de uma equipa liderada por Larry Shinoda.

O que não se sabia, até agora, é que, em Agosto de 1962, o patrão da Chevrolet, Ed Cole, desafiou Shinoda a criar um novo Corvette Coupé, com quatro lugares.

Explica a GM Design que na origem desse desafio esteve a tentativa de encontrar um modelo capaz de concorrer com o Ford Thunderbird (que em 1958 “saltou” dos dois para os quatro lugares), inspirado em modelos europeus, em particular nos Ferrari 2+2, tendo mesmo sido comprado um carro italiano para o Departamento de Design da marca.

Polémico no interior da própria Chevrolet, o projecto, sabe-se agora, avançou até à fase de protótipo, com formas muito semelhantes ao que viria a ser o “Vette” Coupé de 1963, nomeadamente com a sua célebre “split window” na traseira.

Pensando-se que o modelo, em fibra de vidro, não passou da fase de “mockup” – estando, portanto, despido de mecânica –, terá sido destruído depois do projecto ter sido definitivamente abandonado.

Com menos 152mm entre eixos, portas mais pequenas e outros detalhes diferentes do que o quatro lugares, o novo Corvette Coupé, como todos o conhecemos, viria a começar a ser fabricado em 1962 e comercializado a partir do ano seguinte.

Até 1967, ano do lançamento da terceira geração, venderam-se 10.919 unidades da versão descapotável e 10.594 do Coupé Split Window.






Sting Ray de quatro lugares revelado… passados 59 anos Sting Ray de quatro lugares revelado… passados 59 anos Reviewed by Auto Vintage on 27.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.