Mercedes-Benz celebra 50 anos do êxito da AMG


 “Red Pig” impressionou nas 24 Horas de Spa-Francorchamps de 1971.

As 24 Horas de Spa-Francorchamps deste ano realizam-se no próximo fim-de-semana, mas não é por esse motivo que a Mercedes-Benz lembra a edição de 1971. É que nesse ano apareceu em pista e venceu a classe (sendo segundo à Geral) o “Red Pig”, o vitorioso 300 SEL 6.8 desenvolvido pela AMG.

Remonta a 1967 a criação da empresa fundada por Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, a “Aufrecht e Melcher, Großaspach”, ou seja, abreviado, AMG.

A oficina, originalmente instalada num antigo moinho, apresentava-se como “um gabinete de engenharia de construção e tentativa de desenvolvimento de motores de competição".

Surpreendentemente, no final de Julho de 1971, a AMG apresenta-se em Spa, para correr a mítica corrida de carros de Turismo.

Surge com um enorme Mercedes 300 SEL, com um motor de 6.835cc, que debitava 428 cavalos e que proporcionava uma velocidade de ponta de 265Km/h.

Todo pintado de vermelho e com as suas grandes dimensões ficaria para sempre conhecido como o “Big Pig”.

Tendo como pilotos Hans Heyer e Clemens Schickentanz, o carro nº 35 cortou a meta, após as 24 Horas, apenas com um automóvel à sua frente – os vencedores à Geral, a dupla Dieter Glemser-Alex Soler-Roig, em Ford Capri –, triunfando na sua classe.

Toda a Imprensa especializada destacou, nos relatos da corrida, a performance do enorme 300 SEL, colocando a AMG sob os holofotes da fama.

Oficialmente, a colaboração da Mercedes-Benz e a AMG apenas começou em 1990, mas desde aquele dia, em 1971, o destino das duas marcas ficaria unido, ao ponto de, em 2005 a Mercedes-AMG tornar-se uma subsidiária da Daimler AG.

Fazendo questão de lembrar o triunfo de há meio século a Mercedes vai mais longe e, desde a passada semana e até 19 de Setembro, o reconstruído “Big Pig” estará em exposição no átrio do Mercedes-Benz Museum, em Estugarda.


Foto: Mercedes-Benz Classic Archive

Mercedes-Benz celebra 50 anos do êxito da AMG Mercedes-Benz celebra 50 anos do êxito da AMG Reviewed by Auto Vintage on 28.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.