Mais de 100 monolugares para três dezenas de pilotos, incluindo oito ex-campeões mundiais.
A edição deste ano já leva dois dias, mas os momentos mais importantes estão guardados para o fim-de-semana. O Goodwood Festival of Speed é um pouco de tudo, mas, este ano, é a grande festa dos 75 anos da Fórmula 1.
A presença de algumas das actuais equipas do “Circo” ilustra bem a importância que este ano foi dado ao Goodwood Festival of Speed e à celebração dos 75 anos da Fórmula 1.
Mas, no nosso caso, interessa-nos mais saber quem são os pilotos e as máquinas de outros tempos.
Pois bem. São 34 os pilotos presentes, entre os quais se contam oito campeões mundiais: Alain Prost, Nigel Mansell, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Jacques Villeneuve, Damon Hill, Mika Häkkinen e Mario Andretti.
Ao todo, estão em Goodwood mais de cem monolugares, de passado e do presente, que servem para ver a evolução da disciplina maior do Automobilismo ao longo de 75 anos.
O Goodwood Festival of Speed não se resume, porém, à F. 1 e desde bólides do “Mundial” de Endurance aos WRC há um pouco de tudo no Festival.
Para marcar o 30º aniversário da vitória de Colin McRae no Campeonato Mundial de Ralis de 1995, o Festival of Speed prestará homenagem ao legado de Colin McRae, reunindo alguns dos automóveis mais significativos da carreira do piloto, incluindo o Subaru Legacy, de 1993, o Subaru Impreza, de 1997, o Ford Focus WRC, de 2001, bem como seu Subaru Impreza 555, que venceu o Campeonato em 1995.
Entretanto e como já começa a ser uma tradição, o Festival of Speed será o palco escolhido para o lançamento de alguns novos modelos de fabricantes como a BMW, Honda, Hyundai, MG e Mini.
Para além daqueles, a Aston Martin estará presente em peso no evento com vários modelos novos, entre eles o tão aguardado Valhalla, assim como os novos DBX S, Vanquish Volante e DB12 Volante.
Por seu turno, o Ferrari F80 fará sua estreia no Reino Unido, assim como está presente o novo V12, o Ferrari 12Cilindri, o Amalfi e o 296 Speciale, um híbrido plug-in, de 880 cavalos.
Foto: FOS

No comments: