Countach: a raiz do design Lamborghini



Marca italiana celebra os 50 anos do modelo criado por Marcello Gandini.


A celebrar este ano meio século de existência, o Lamborghini Countach ficou na história como um marco no capítulo do Design. Isso mesmo acaba por ser reconhecido pela própria marca, que acaba de proclamar o último modelo ainda produzido sob a batuta de Ferruccio Lamborghini como a raiz do ADN do design da marca, até aos dias de hoje.

“Algumas obras de Arte são sempre actuais e a forma do Countach é uma delas”. Com essas palavras, Mitja Borkert, actual chefe de Design da Lamborghini, descreve o estilo deste modelo de culto, que foi visto pelo público pela primeira vez entre 11 a 21 de Março de 1971, no Salão de Genebra (sendo que, então, não foi exibido no espaço da marca, ainda dominado pelo Miura, mas antes no da Carrozzeria Bertone).

“O seu design”, acrescenta Mitja Borkert, “tem proporções perfeitas e é caracterizado por um estilo extremamente purista e minimalista. A sua característica distintiva típica é uma única linha longitudinal, que conecta visualmente as áreas dianteira e traseira. Uma ideia brilhante do ponto de vista estilístico, porque este elemento cria uma continuidade visual entre o passado e o presente, mesmo que o ambiente mude. Representa a raiz do ADN do design da Lamborghini, a tradição da linguagem do design desde o início até os dias de hoje”.

Acrescenta Borkert que é no Countach que têm origem modelos posteriores, como o Aventador, o Huracán, o Sián e o Urus.

Criação de Marcello Gandini, por encomenda de Ferruccio Lamborghini – que por essa altura já se mostrava desiludido com a sua aventura automóvel, preparando-se para vender a sua empresa, para viver dos rendimentos e transformar-se… num “simples” produtor de vinhos –, o Countach introduziu um design futurista, que estava à frente de seu tempo, embora também se possa dizer que ilustra bem uma época de extrema criatividade, que ditou tendências para o mundo do Design.

Uma época de grandes conquistas sociais que resultou em mudanças profundas que, por sua vez, inspirariam designers e criativos em todo o mundo. A corrida ao Espaço, o alvorecer da era da alta tecnologia com a construção dos computadores modernos, as tendências da moda em relação a motivos geométricos, elementos extravagantes e a explosão de cores vivas, o início do individualismo e a era do jacto, todas essas coisas influenciaram as decisões estilísticas de Marcello Gandini, sempre apoiado pelo espírito visionário de Ferruccio Lamborghini.

Parecendo, quando visto de frente, profundo e largo, o Countach é caracterizado por linhas diagonais na aba frontal, que, mesmo à distância, são imediatamente reconhecíveis.

A forma rectangular profunda, combinada com a inclinação típica do pára-brisa, ajudaram a moldar o design dos vários modelos sucessores do Countach.

São precisamente essas formas que permaneceram inalteradas ao longo dos anos e que tornam um Lamborghini reconhecível à primeira vista.

Veja o modelo, sob diversos ângulos, num curto filme da Lamborghini.



 
Foto e vídeo: Lamborghini Media 

Countach: a raiz do design Lamborghini Countach: a raiz do design Lamborghini Reviewed by Auto Vintage on 31.5.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.