O dia de aniversário do Automóvel


Patente de Karl Benz foi registada a 29 de Janeiro de 1886.

135 anos. Uma idade bonita. É hoje o dia de aniversário do Automóvel. Foi a 29 de Janeiro de 1886 que foi registada a patente de Karl Benz, o pai do “Motorwagen”.

Sendo certo que a paternidade do Automóvel é, e será sempre, motivo de polémica, a verdade é que em termos de registos não há dúvidas: a certidão de baptismo (chamemos assim ao certificado de patente) do Motorwagen, com data de 29 de Janeiro de 1886, faz com que se possa dizer que o Automóvel faz hoje anos.

Naquele dia, em Berlin, Karl Benz registou, sob o nº 37.435, um veículo de três rodas, dotado de um motor monocilindrico de 954cc – um desenvolvimento da criação, dez anos antes, do motor a quatro tempos de Nikolaus Otto –, que debitava, no máximo… um cavalo.

Com dois lugares e volante em forma de manivela, tinha, apesar de tudo, alguns elementos comuns até aos dias de hoje a qualquer automóvel: ignição elétrica, diferencial, válvulas mecânicas, um carburador, sistema de refrigeração do motor e sistema de travagem.

Na primeira demonstração pública, a 3 de Julho do mesmo ano, na Ringstrasse de Mannheim, o Motorwagen de Karl Benz, que pesava aproximadamente 100 quilos, atingiu a velocidade de 16km/h.

Era o primeiro passo de uma história interminável.


Foto: Daimler AG 

O dia de aniversário do Automóvel O dia de aniversário do Automóvel Reviewed by Auto Vintage on 29.1.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.