Amelia Island consagra Mercedes 540 K Autobahn-Kurier



Ferrari 335 S "Best of Show" do Concours d’Sport


Uma das particularidades do Concurso de Elegância de Amelia Island, que teve lugar no fim-de-semana, é não ter um mas sim dois "Best of Show", o "normal" e o sport. O primeiro foi atribuído ao Mercedes 540 K Autobahn-Kurier, de 1938, enquanto o melhor desportivo foi o Ferrari 335 S, de 1957.
Pináculo da produção da Mercedes-Benz, de 1936 a 1940, o 540K teve muitas configurações. De um total de 419 unidades do 540K fabricadas, apenas cinco saíram na configuração Autobahn-Kurier (por vezes denominado Autobahnkurier, literalmente "cruzador de auto-estradas").
Agora consagrado em Amelia Island (às fontes que referem seis unidades, das quais apenas duas com o motor de 5,4 litros), este automóvel, tanto quanto se sabe, é único exemplar sobrevivente, talvez por não ter ficado na Alemanha no tempo da Guerra, mas por ter vivido a maior parte da sua existência em Espanha.
Na verdade, o automóvel que hoje é propriedade do norte-americano Arturo Keller, foi originalmente encomendado pelo renomado oftalmologista espanhol Ignacio Barraquer.
Tendo Barraquer falecido em 1965 – havendo registo de grandes viagens efectuadas com o automóvel, designadamente uma iniciada em Barcelona e apenas terminada no Cairo… –, a sua família manteve o raro Mercedes até 2004, ano em que foi adquirido por Arturo Keller, que o mandou restaurar nas oficinas de Paul Russell, no estado do Massachusetts
Terminado o trabalho da Russel Company, já marcou presença (e venceu) em vários concursos de elegância, como em Villa d’Este (2008), no Louis Vuitton Classic Concours Award (2011) e no Concours d’Elegance of America.
Não menos rica é a história do Ferrari galardoado com o título de "Best in Show Concours d’Sport".
Originalmente construído como um 290MM, voltou à fábrica para ser transformado num 315S e depois teve nova transformação, acabando com a sua forma actual de 335S.
Tem montando um motor de 12 cilindros em V, com duas válvulas por cilindro, que debita 360 cavalos.
Correu em provas míticas disputadas em Le Mans, Sebring e Nürburgring (e também disputou as Mille Miglia), tendo como pilotos nomes como Juan Manuel Fangio, Phil Hill, Alfonzo De Portago, Maurice Trintignant, Mike Hawthorn e Stirling Moss.
Hoje é propriedade do fundo de investimentos Cavallino, do Ohio, que o apresentou a concurso em Amelia Island.


Amelia Island consagra Mercedes 540 K Autobahn-Kurier Amelia Island consagra Mercedes 540 K Autobahn-Kurier Reviewed by Auto Vintage on 12.3.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.