120 anos da Renault



Voiturette 1CV rodou pela primeira vez em 1898.

Tema usual quando se inicia um novo ano, as principais efemérides que serão assinaladas pelo mundo automóvel em 2018 prendem-se com três fabricantes e outras tantas "datas redondas" da respectiva história: os 120 anos da Renault, os 70 do original Porsche 356 e também os 70 dos primeiros Land Rover.
Comecemos, como é de bom tom, pelos mais velhos, ou seja pela Renault, cuja origem é anterior à constituição da Société Renault Fréres, criada por Louis Renault e pelos seus irmãos Marcel e Fernand.
Na verdade, foi quase no final de 1898 que o primeiro veículo dos irmãos Renault, a Voiturette 1CV, foi vendida a um amigo de Louis, após um bem sucedido teste-drive, que teve lugar na noite de consoada de Natal (nessa noite, os Renault receberam 12 encomendas!).
Ainda dotado de um motor monocilindrico De Dion-Bouton (os primeiros motores Renault só apareceram em 1903), a denominação Voiturette manteve-se por cinco anos e pelas sucessivas evoluções que o modelos foi tendo, chegando a 1903 já com cinco cavalos e motor de dois cilindros.
O primeiro momento alto das comemorações terá lugar dentro de um mês, com a Retromobile de Paris a dedicar especial atenção à efeméride do construtor gaulês.

A Porsche e a Land Rover ficam para ser evocadas nos próximos dias.
120 anos da Renault 120 anos da Renault Reviewed by Auto Vintage on 3.1.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.