Celebrando os Elefantes Brancos



Mercedes evoca os 90 anos do primeiro triunfo de Rudolf Caracciola.


Por "elefante branco" (à parte o estabelecimento comercial com o mesmo nome…) entende-se, hoje, "o que se tem ou se construiu e que não serve para nada". No entanto, há 90 anos eles serviram para muito: para cimentar a Mercedes-Benz como campeã nas pistas.
A expressão "elefante branco" radica no antigo reino do Sião, quando o soberano local oferecia um desses animais a quem caía em desgraça. Quem o recebia, por ser um animal sagrado, não tirava rendimento do paquiderme e só tinha despesa.
Raiz histórica à parte e ainda antes dos não menos célebres "Flechas de Prata", a Mercedes, nos anos 20, levou para as pistas os seus enormes modelos S, pintados de branco, com os quais construiu um palmarés assinalável.
A primeira vitória de um "Elefante Branco" ocorreu a 19 de Junho de 1927, em Nürburgring, tendo Rudolf Caracciola ao volante. Iniciava-se uma era dominada pelos "S", desenvolvidos posteriormente com a denominações SS, SSK e SSKL.
Também com Caracciola ao volante, foi com um desses últimos modelos que, por exemplo, a marca alemã triunfou nas Mille Miglia de 1931.

Agora, 90 anos volvidos (completados na próxima segunda-feira), e com muitos triunfos pelo meio, a Mercedes não esquece os seus "Elefante Brancos". Dispendiosos… mas úteis.

Fotos: Media Daimler



Celebrando os Elefantes Brancos Celebrando os Elefantes Brancos Reviewed by Auto Vintage on 16.6.17 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.