Carlo Riva (1922-2017)



"Il Mago" da Náutica deixou marca no mundo… automóvel.

Não se lhe conhece a criação de qualquer automóvel e, no entanto, poucos terão influenciado tanto a indústria como ele. Foi amigo pessoal de Enzo Ferrari e no mundo italiano dos motores é colocado a par do fundador da casa de Maranello. Falamos de Carlo Riva, falecido esta semana, com 95 anos. Chegou ao fim a vida do mago do mundo náutico.
Nascido, a 24 de Fevereiro de 1922, no seio de uma família de construtores de embarcações (a origem do negócio de família remonta a 1842) criou a sua gama de embarcações de luxo e elevada performance a partir dos anos 50. Granjeou um tal prestígio que há quem o coloque numa galeria de génios, onde apenas aparecem nomes como Henri Royce, Ettore Bugatti e Enzo Ferrari.
Enzo de quem Carlo era amigo, embora fosse já depois da morte do Commendatore que nasceu uma embarcação que "casou" os dois nomes, a Riva 32, do início dos anos 90.
Mas, a ligação ao mundo automóvel verificou-se muito antes, em particular com a "aventura" de outro amigo de Carlo Riva, Ferruccio Lamborghini, que em 1968 montou numa Riva Aquarama dois motores V12, dotando a embarcação de 700 cavalos.
Antes disso, ainda, o designer do Lancia Fulvia Coupé, Piero Castagnero, revelou que a sua imortal criação era directamente inspirada nas formas das lanchas Riva, ao tempo já sinónimo da "Dolce Vita", embarcação de eleição de proprietários tão ilustres como Brigitte Bardot, Sophia Loren, Liz Taylor, Sean Connery e Richard Burton.

O nome Riva – hoje detida pelo Grupo Ferretti, que tem entre os seus accionistas a família… Ferrari – voltou a ser associado ao mundo automóvel em 2016, quando a Fiat lançou o 500 Riva, uma série especial do popular modelo italiano.



O Fulvia Coupé, que Piero Castagnero desenhou a partir dos Riva


A Riva Aquarama Lamborghini junto ao 350GT


A Riva 32


Os nomes Riva e Ferrari juntos



Fiat 500 Riva

Carlo Riva (1922-2017) Carlo Riva (1922-2017) Reviewed by Auto Vintage on 13.4.17 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.