Arizona Concours d'Elegance



Bugatti Type 57SC Atlantic "Best of Show" sem surpresa… mas com alguns mistérios.

Com a realização de mais um edição do Concurso de Elegância, arrancou em Phoenix a Semana do Arizona, o mega-evento dedicado aos Clássicos, que decorre até ao próximo domingo. No Concours d'Elegance o título de "Best of Show" foi entregue ao primeiro dos Bugatti Type 57SC Atlantic. Um resultado sem surpresa… mas com alguns mistérios.
Chamado ao palco, com mais três finalistas, para a atribuição do título de "Best of Show", o Bugatti que já venceu em Pebble Beach, em 2003, concorria com um Lagonda LG45 Rapide Sport Tourer, de 1937, um Ferrari 250 Europa Coupe, carroçaria Vignale, de 1955, e um Marmon V16 Convertible Coupe, de 1933.
Tudo automóveis fantásticos – os melhores entre 96 concorrentes –, mas não tanto como o Bugatti Atlantic.
Acontece que aquele que se supõe (e aqui começam os mistérios) ter sido o automóvel mais caro a ser vendido entre particulares – segundo as notícias da época, ele terá deixado a Williamson Bugatti Collection, em 2010, por 40 milhões de dólares –, não conseguiu voltar a trabalhar, para se dirigir ao pódio.
Umas fontes dizem que não tinha gasolina. Outras que era falta de carga na bateria. Se fosse em Pebble Beach teria sido desclassificado. No Arizona não.
Automóvel de beleza indiscutível, de uma raridade extrema – certo é que só existe outro, o de Ralph Lauren, continuando os rumores sobre a existência de um terceiro – o Type 57SC Atlantic, a obra-prima de Jean Bugatti, que teve como primeiro proprietário o terceiro Barão de Rothschild, foi apresentado nos últimos anos como pertencendo a Peter Mullin.
Todavia, no Concurso do Arizona, surgiu inscrito como tendo dois co-proprietários: Peter Mullin e Rob Walton, o que já deu origem a que algumas fontes digam que afinal até os ricos têm de partilhar os automóveis caros.
Certo é que Rob Walton, filho do fundador da cadeia Walmart, é dono de uma incontável fortuna e de uma garagem que ninguém desdenharia.

Se é seu (em parte), ou não, o Bugatti Type 57SC Atlantic, a verdade é que ele é o proprietário de umas dezenas de automóveis, entre os quais há 10 modelos Ferrari (do 250 GTO ao 250 LM), outros tantos Porsche e muito mais, num valor superior a 200 milhões de dólares.
Arizona Concours d'Elegance Arizona Concours d'Elegance Reviewed by Auto Vintage on 17.1.17 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.