Hans Herrmann (1928-2026)

Faleceu um dos mais icónicos pilotos alemães, vencedor, com o Porsche 917 (fazendo dupla com Richard Attwood), das 24 Horas de Le Mans de 1970.

Com a bonita idade de 97 anos, faleceu hoje Hans Herrmann, um dos mais icónicos pilotos alemães. Mercedes-Benz, para a qual pilotou na F. 1, e Porsche, a quem deu diversas vitórias, lamentam a partida de um homem que “fintou” a morte por várias vezes.

Nascido em Estugarda a 23 de Fevereiro de 1928, Herrmann fez a sua estreia, ao volante de um Porsche 356, em Nürburgring, a 3 de Agosto de 1952. Não completou essa corrida, mas o seu desempenho atraiu as atenções da Porsche, que decidiu contratar o jovem de 24 anos.

Arrancava aí uma carreira singular, marcada por alguns acidentes espectaculares, dos quais Herrmann sempre escapou, o que lhe valeu a alcunha de “Hans im Glück” (“Hans o sortudo”).

Com plena consciência dessa sorte, Hans Herrmann, logo após a sua maior vitória, nas 24 Horas de Le Mans de 1970, cumpriu a promessa que fizera à mulher, Magdalena, e, como triunfou, retirou-se da competição.

"Não queria abusar mais da sorte", disse o piloto há uns anos. "Eu tinha consciência da sorte que havia tido, considerando quantos amigos perdi ao longo dos anos”.

Mas não foram só os acidentes que marcaram os seus 18 anos de competição. Os resultados importantes também, sendo que pouco se podem gabar de ter somado pontos na Fórmula 1, ter vencido a categoria na Carrera Panamericana e nas Mille Miglia e a Geral na Targa Florio e em Le Mans.

Os seus desempenhos, em 1953, ao serviço da Porsche, fizeram com que Alfred Neubauer, o todo-poderoso director desportivo da Mercedes-Benz, o tenha contratado para guiar um dos W 196 R, os míticos Flechas de Prata. Disputou 18 grandes prémios (seis pela Mercedes), averbando um total de 10 pontos, quatro deles pelo terceiro lugar no G.P. da Suíça de 1954.

Repartindo-se entre o volante de modelos da Porsche e da Mercedes – mas também recrutado por marcas como a Borgward, a Maserati e a Abarth –, e tendo sido campeão europeu de Fórmula 2 (com um Porsche 718/2), seria em provas de Resistência que teria as suas maiores glórias.

O maior êxito seria o triunfo, com o Porsche 917, fazendo dupla com Richard Attwood, nas 24 Horas de Le Mans de 1970.  Um “vingança” da derrota no ano anterior – no qual fez dupla com Gérard Larrousse, com um Porsche 908, batido pela margem mínima pelo Ford GT40 da equipa Jacky Ickx-Jackie Oliver –, por ter percorrido menos 120 metros do que os vencedores.

Um final de carreira que Hans Herrmann resumiu da seguinte maneira: “Foi a primeira vitória à Geral da Porsche em Le Mans e a minha última corrida. Ninguém consegue ter tanta sorte como eu tive. E um dia essa sorte poderia acabar”.


Foto: Porsche Newsroom

Hans Herrmann (1928-2026) Hans Herrmann (1928-2026) Reviewed by Auto Vintage on 9.1.26 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.