A Itália que amamos: Bem-vindo à casa do Fiat 500

Inaugurada nova exposição no Heritage Hub de Mirafiori.

Cada vez mais, as marcas com história quando pretendem lançar um novo produto socorrem-se dos Clássicos. Assim acontece agora em Mirafiori, onde a Fiat (a lançar o 500 Hybrid Turino) acaba de inaugurar a exposição “A Itália que amamos: Bem-vindo à casa do Fiat 500”.

A exposição temporária agora inaugurada no Heritage Hub integra um vasto calendário de eventos comemorativos que transformarão Turin num palco internacional dedicado à criatividade e engenho italianos.

A estrela da mostra é o novo Fiat 500 Hybrid Torino, herdeiro do lendário 500 original, símbolo social e industrial que marca um passo em frente na revitalização da fábrica de Mirafiori, onde hoje se situa o Heritage Hub.

Afinal, há mais de 125 anos, a Fiat e Turin compartilham uma história de pessoas, ideias e paixão. Ali, em 1899, foi fundada a Fabbrica Italiana Automobili Torino, e hoje é produzido o 500 Hybrid, marcando um novo capítulo na trajectória da marca. 

A exposição "A Itália que amamos: Bem-vindo à casa do Fiat 500”, que recebe visitantes até o dia 18 de Janeiro do próximo ano, deve o seu nome ao facto da mostra ter sido desenhada como se fosse uma casa, que se abre divisão por divisão, transformando o Centro de Património numa narrativa íntima e acolhedora, onde cada espaço representa uma época e um estilo de vida.

No centro de cada cena está sempre o Fiat 500, num cenário que integra objectos simbólicos que acompanharam a vida dos italianos – um rádio, uma televisão, um computador… – num diálogo contínuo entre a memória e a modernidade.

O resultado é uma viagem emocional, que conta a história de como o 500 entrou nos lares e nos corações de Itália.

Dez modelos icónicos, que marcam a história desta lenda, foram seleccionados para a exposição: do 500 N, de 1957, nascido do génio de Dante Giacosa e símbolo da motorização em massa, ao 500 Abarth Record Monza, de 1958, que estabeleceu seis recordes internacionais de velocidade e resistência.

Em seguida, vem o versátil e familiar Fiat/Autobianchi 500 Giardiniera, com seu inovador motor "flat", e o elegante e confortável 500 L, símbolo do boom económico italiano. O 500 R, que foi produzido até 1975, marcando o fim da primeira grande era do modelo de sucesso, também está presente.

Um novo capítulo começou em 2004, com um conceito que antecipou o renascimento contemporâneo do "Cinquino". Isso leva o visitante à sala que apresenta o 500 de 2007, uma reinterpretação moderna da lenda original, que conquistou a aclamação do público e inúmeros prémios internacionais, incluindo Carro do Ano de 2008, Design Mundial do Ano em 2009 e o Prémio Compasso d'Oro em 2011.

Por fim, surgem os modernos 500 Abarth de 2008, que revive o espírito arrojado do Escorpião, o 500e de 2020, a primeira versão totalmente eléctrica, e, encerrando a exposição, o novo 500 Hybrid Torino, a novíssima série especial dedicada à cidade onde tudo começou.

A narrativa nas paredes que circundam os automóveis expostos é enriquecida por imagens de arquivo do Acervo Histórico da Fiat. Além disso, as paredes externas das diversas salas exibem fotogramas evocativos de filmes culto das décadas de 1960 e 1970 com a participação do Fiat 500.

Isto remete claramente para a exposição fotográfica montada nos portões históricos da Mole Antonelliana (Via Montebello 20, Turin), no Museu Nacional do Cinema, onde os visitantes podem descobrir a ligação indissociável entre o pequeno Fiat e a Sétima Arte.

Entretanto, a experiência de visitar o Heritage Hub não se esgota na exposição temporária agora inaugurada. Patentes continuam os mais de 300 veículos da colecção do Heritage Hub, uma selecção substancial de exemplares únicos à espera de serem descobertos.

Por fim, a visita conclui-se com a exposição permanente "Mirafiori desde 1939", uma viagem fotográfica que traça os mais de 80 anos de história da fábrica de Turin.

Uma história que – à semelhança de “A Itália que amamos: Bem-vindo à casa do Fiat 500” —entrelaça a indústria, a sociedade e a inovação, testemunhando a evolução de um lugar que é símbolo do trabalho e da criatividade italianas.


Foto: Stellantis Media

A Itália que amamos: Bem-vindo à casa do Fiat 500 A Itália que amamos: Bem-vindo à casa do Fiat 500 Reviewed by Auto Vintage on 24.11.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.