Mais de mil subidas da rampa e 50 mil a assistir.
O XX Caramulo Motorfestival atraiu mais de 50 mil pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel na Rampa Histórica do Caramulo, que este ano bateu mais uma vez o recorde de participações, com mais de 170 automóveis ao longo dos três dias do evento, e mais de mil subidas pela rampa acima.
Tal como já é tradição, o Caramulo Motorfestival trouxe até aos seus palcos um ilustre elenco de pilotos convidados, com destaque para a presença de John Watson, ex-piloto de Fórmula 1, e Carlos Tavares, piloto, empresário e ex-CEO da Stellantis, além de outros nomes de referência como Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva, Carlos Palma e Edgar Fortes – num reencontro histórico com o Renault 5 GT Turbo com o qual se sagrou Campeão Nacional de Velocidade de Grupo N, em 1985 –, numa lista que incluiu ainda Pedro Salvador, a comemorar os 30 anos de carreira.
Esta edição ficou também marcada por momentos de forte emoção e memórias inesquecíveis. Entre eles, a celebração do legado da UMM no Paris-Dakar, a presença de Luca Betti, piloto e fundador da Kimera Automobili, e a estreia dinâmica do Adamastor Furia.
O evento apresentou ainda um leque de jóias sobre rodas que puderam ser contempladas nos vários paddocks, com particular destaque para o número 4, onde se reuniram verdadeiros marcos históricos da indústria automóvel portuguesa, como o Alba, de 1952, resultado da visão de António Augusto Martins Pereira, industrial e grande entusiasta do desporto automóvel, que encantou os visitantes ao longo de todo o fim-de-semana.
Regressando à Rampa, os vencedores desta edição do Motorfestival foram Victor Santos (de apenas 18 anos de idade) na categoria Speedmasters (Velocidade), com um BRC B49 de 2012 (com o tempo 1:24.377), e a dupla Francisco Cálão-Bernardo Branco na categoria Chronomasters (Regularidade), ao volante do FIAT 124 Sport Coupe AC, de 1967, mostrando que os desafios do traçado serpenteante de 2,8 quilómetros desenhado na Serra do Caramulo se superam a cada edição.
Já José Carvalhosa, da Garagem João Gomes – piloto e figura de referência do automobilismo nacional – foi distinguido pelo Museu do Caramulo com o Prémio João de Lacerda, a mais alta honra anual que é atribuída a nomes que se destaquem na história da paixão motorizada, no âmbito do Caramulo Motorfestival.
De acordo com a organização, “celebrar a vigésima edição do Caramulo Motorfestival com esta enchente de público foi mágico e bateu todas as nossas expectativas. Esta adesão crescente ao festival mostra que a paixão motorizada está mais viva do que nunca, em todas as gerações”.
Foto: Manuel Portugal/Museu do Caramulo

No comments: