Piloto belga, duas vezes vice-campeão do Mundo e vencedor de Le Mans e do Dakar, completou oito décadas no primeiro dia do ano.
Há quem diga que foi, até aparecer Ayrton Senna, o melhor piloto sob chuva. Independentemente disso, foi duas vezes vice-campeão do Mundo de F.1, vencedor das 24 Horas de Le Mans por seis vezes e uma vez do Dakar. Jacky Ickx completou ontem 80 anos.
Jacques Bernard Ickx, no mundo automobilístico apenas Jacky Ickx, nasceu em Bruxelas a 1 de Janeiro de 1945. Filho de um jornalista especializado em Automobilismo, iniciou-se bastante jovem, chegando à Fórmula 1 com apenas 21 anos.
Estreou-se na Tyrrell, passando depois por mais oito equipas diferentes, tendo tido o ponto mais alto da carreira ao volante dos Ferrari 312, que conduziu entre 1970 e 1973.
Já depois de ter sido vice-campeão, ao volante de um Brabham BT26A, em 1969, Ickx repetiu esse resultado no ano seguinte, “deixando” o título para o malogrado Jochen Rindt (o único campeão mundial a título póstumo), que faleceu a quatro provas do final do campeonato.
Ickx continuaria na F. 1 por mais sete anos, mas nunca mais repetiu aqueles resultados.
Participante em Le Mans desde 1966, seria na maratona francesa que conseguiria a maioria dos êxitos, com seis vitórias nas 24 Horas, uma com um Ford GT40, outra com um Mirage-Ford e as restantes quatro com a Porsche, marca com a qual estabeleceu uma ligação duradoura (que se mantém até hoje), a partir de 1976.
Apesar dessa ligação à marca de Estugarda, pela qual competiu várias vezes no Dakar, o único triunfo que somou na maratona africana, em 1983, foi com um Mercedes 280 G, tendo Claude Brasseur a seu lado.
Mantendo-se até hoje ligado ao desporto automóvel, em 1984 Ickx foi personagem central de uma polémica que dura até ao presente (no Brasil ainda há quem lhe chame “o carrasco de Senna”): era ele o director de corrida do Grande Prémio do Mónaco, disputado sob forte chuva, que mandou parar a prova à 32ª volta, quando Ayrton Senna, num modesto Toleman-Hart, se preparava para ultrapassar Alain Prost e garantir a vitória.
Uma decisão que o brasileiro e os seus milhões de fãs nunca perdoaram a Ickx, ele que, tal como Ayrton Senna, era magistral a conduzir à chuva…
Foto: Porsche Newsroom
No comments: