Classic GP: 12 anos de F.1 em 21 máquinas em pista

Monolugares de 1971 a 1983 serão a principal atração do Estoril Classics.

Como já é uma tradição desde 2017, o Estoril Classics volta a trazer as máquinas da categoria máxima do desporto automóvel ao mais antigo circuito permanente do nosso país. Este ano serão 21 os monolugares, de 1971 a 1983.

Nos 12 anos a que se reportam os fórmula que marcarão presença no Classic GP do Estoril, foram seis as marcas que conquistarão o título mundial. De todas, apenas uma (a Ferrari) não estará representada na grelha do Autódromo do Estoril.

Assim, Tyrrell, Lotus, McLaren, Williams e Brabham terão representação na grelha, nem sempre pelos modelos vencedores, mas certamente por exemplares emblemáticos, mais não seja, pelas icónicas decorações da John Player Special, Marlboro e Gitanes, etc..

Completam o leque monolugares de marcas que hoje não passam de uma boa memória dos anos 70 e 80, mas que ao tempo eram muito competitivas. Assim, não faltarão os March, Shadow, Surtees, Ensign, Alfa Romeo, Hesketh, Ligier e Arrows. E até os fugazes Theodore (que fez 40 GP’s e que em 1978 competiu com o TR1, tendo como pilotos Eddie Cheever e Keke Rosberg) e Trojan (presente o T103, que Tim Schenken conduziu em 1974).

De 6 a 8 de Outubro, todos estes carros vão ser vistos a fazer aquilo para o qual nasceram – andar em pista, no limite - sendo um verdadeiro museu de alta velocidade que chegará a todos os sentidos dos verdadeiros apaixonados pelo automobilismo e da Fórmula 1.

Estas máquinas, que foram o expoente máximo do automobilismo no seu tempo, estarão acessíveis no Paddock para onde os bilhetes estão já à venda (no website oficial do Estoril Classics, na BoL, e também fisicamente na FNAC, Worten, El Corte Inglês e CTT Correios). Alguns destes bilhetes estão na eminência de esgotar, sendo cada vez mais claro que o número de mais de 30 mil pessoas que estiveram na edição de 2022 será ultrapassado.

O acesso à Bancada A é gratuito, ao passo que a entrada no Paddock terá o custo de 20 euros na sexta-feira e 30 euros nos restantes dias, ou 50 euros para todo o evento, podendo os seus titulares ver as máquinas e as equipas de perto, para além de todas as actividades, incluindo “Pitstop Village”.





Foto: Race Ready

Classic GP: 12 anos de F.1 em 21 máquinas em pista Classic GP: 12 anos de F.1 em 21 máquinas em pista Reviewed by Auto Vintage on 28.9.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.