Reviravolta nas classificações do Tour Auto, com um Jaguar E a liderar a Velocidade e um Ferrari 250 GT a Regularidade.
O contraste é evidente: o moderno Circuito de Paul Ricard serviu hoje de palco à última prova cronometrada do penúltimo dia do Tour Auto. No cenário moderno, brilharam (ainda mais) os Clássicos.
Inaugurado em 1970, em Le Castellet, o Circuito de Paul Ricard, completamente remodelado em 2019, voltará amanhã a ser palco de mais uma das provas cronometradas do Tour Auto e poderá inclusive vir a decidir as classificações finais.
Assim não aconteceu hoje, uma vez que as grandes modificações nas classificações ocorreram ainda antes da chegada ao autódromo.
Na verdade, esta quarta etapa do Tour Auto terminou com grandes alterações no topo das tabelas. Os líderes são agora dois Clássicos emblemáticos: um Jaguar E, de 1963 – da dupla francesa Sébastien Berchon-Sebastien Bordier – a comandar na Velocidade e um Ferrari 250 GT Berlinnetta Lusso – dos também franceses Eric Hamoniau-Jerôme Dupard – na Regularidade.
Nenhum dos líderes foi o melhor em Paul Ricard, mas ambos seguraram as suas posições.
A grande maioria das equipas, entretanto, para gáudio dos muitos espectadores que seguem a prova, não estão tanto interessados nos resultados, mas em tirar o máximo partido de automóveis de outros tempos, bastante bem preparados nos dias de hoje.
Assim, acabam por se destacar a passagem de máquinas como o BMW M1 Procar, que precede estas linhas, e de outros modelos que são sempre um gosto ver em pista ou na estrada.
BSH Berlinette
Triumph TR2
Alfa Romeo 1900 CSS Touring
De Tomaso Pantera
BMW 3.0 CSL
Fiat 2300 S Coupé
Ferrari 308 Gr. IV Michelotto
Jaguar C-Type
Simca CG B 1200
Porsche 906
Fotos: Rui Correia e João Paulo Martinho
No comments: