Tucker: celebrando 75 anos do “Car of Tomorrow”

AACA Museum – que guarda três exemplares e os protótipos do Torpedo de 1948 – será o centro das comemorações.

Em especial desde a exibição do filme “Tucker: The Man and His Dream”, a figura de Preston Tucker tornou-se amplamente conhecida e os modelos criados por si tornaram-se preciosidades. Em 2023 celebram-se os 75 anos do revolucionário Tucker ’48.

Tendo como centro o AACA Museum, de Hershey, na Pensilvânia, as comemorações dos 75 anos do Tucker Torpedo – assim era, à data, a denominação comercial do modelo hoje vulgarmente designado de 48 – terão  seu ponto alto em Junho, quando se completa o aniversário.

Não é por acaso que a celebração do Tucker ’48 tem o epicentro em Hershey. É que  museu local acolhe a Cammack Gallery (em homenagem a David Cammack, coleccionador e estudioso dos Tucker), da qual fazem parte três exemplares do modelo de 1948 (os de número 1001, 1022 e o 1026), o chassis de testes, vários protótipos de motores e os próprios arquivos da marca.

Um acervo assinalável, uma vez que no total foram fabricas apenas 51 unidades do Tucker Torpedo, das quais 47 chegaram até aos dias de hoje.

Apesar de serem poucos, em especial depois da projecção dada à figura de Preston Tucker com o filme de 1988 (em Portugal exibido com o título Tucker - O Homem e o Seu Sonho), realizado por Francis Ford Coppola (proprietário de dois exemplares), o Tucker Torpedo tornaram-se muito valiosos e presença frequente em catálogos de leilões.

Apesar de, com dissemos, hoje só existirem 47 e de uma boa parte estarem à guarda de museus, na última década foram dez os Tucker ’48 que foram a leilão, vendidos sempre a mais de 1,3 milhões de dólares, com o mais valioso a ter sido arrematado (pela Barrett-Jackson, em Scottsdale, em 2012) por 2.915.000 dólares.

Com um passado ligado à indústria automóvel e depois de durante a II Guerra Mundial ter feito fortuna fabricando aviões, tanques e canhões, a 30 de Março de 1947, Preston Tucker atreveu-se a anunciar uma nova marca e um novo automóvel: o Tucker Torpedo.

Sem que os três grandes construtores norte-americanos tivessem lançado qualquer novo modelo desde o final da Guerra, Tucker desafiava os poderes instalados.

Anunciava que o Torpedo não pretendia ser apenas "mais um automóvel". O seu novo modelo seria muito inovador, como hoje é reconhecido. Seria, segundo o construtor, o “Car of Tomorrow”.

Tanto que os grandes construtores se sentiram ameaçados e rapidamente começaram os problemas que ditaram o fim do sonho de Preston Tucker…

Tucker: celebrando 75 anos do “Car of Tomorrow” Tucker: celebrando 75 anos do “Car of Tomorrow” Reviewed by Auto Vintage on 5.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.