Abarth Classiche 500 renasce aos 64 anos

Stellantis Heritage restaurou o original recordista de Monza e criou um protótipo de um “reloaded by creators” que terá uma série limitada.


A Milano Auto Classica, que decorre até domingo, foi o palco escolhido para mostrar as mais recentes criações da Stellantis Heritage. Em particular o restaurado Abarth Classiche 500, coleccionador de recordes, e um protótipo de um “reloaded by creators”, que dará origem a uma série limitada.

Começando pelo modelo mais antigo, agora completamente restaurado, trata-se de um Nouva 500 de 1957, que o próprio Carlo Abarth transformou, elevando a potência do pequeno motor Fiat dos originais 15 cavalos para 26, que lhe permitiam uma velocidade de ponta de 118km/h.

Em Fevereiro de 1958, a máquina rodou em Monza – circuito que está a celebrar o seu centenário, efeméride que a Stellantis Heritage também quis homenagear – durante 168 horas, estabelecendo seis recordes internacionais, cuja notícia veio a contribuir em muito para o posterior sucesso do Nuova 500.

Agora esse mesmo modelo serviu de inspiração à criação, também pela Stellantis Heritage, do Abarth Classiche 500 Record Monza '58, exemplar único, que serve de peça de lançamento para o programa “Reloaded by Creators”, que levará ao fabrico de um número limitado de unidades, com autenticidade certificada.

O Monza '58 foi construído tendo por base um Fiat 500 de 1970, que foi objecto de tratamentos estéticos e mecânicos específicos.

Apresentando-se no mesmo tom verde do modelo recordista em Monza, o Fiat Nuova 500 desenvolvido por Carlo Abarth serve de inspiração não só para a decoração exterior, mas também ao nível dos interiores, que assumem o mesmo tecido e costura contrastante da primeira série dos modelos 500, produzidos desde 1957. O mesmo contraste também pode ser visto nos painéis e laterais dos bancos de competição únicos.

A instrumentação é totalmente abrangente: para além do volante em madeira e do painel de instrumentos Jaeger, característico dos modelos históricos da Abarth, inclui um relógio dessa mesma marca, com corda para oito dias.

Como não poderia deixar de ser, também a mecânica é especial: o modelo está dotado do motor de dois cilindros do Fiat 500, com a cilindrada elevada para 595cc, com recurso ao Abarth Classiche 595 Tuning Kit.

Reproduzido com as mais recentes tecnologias, este 'kit' é inspirado na versão desenvolvida pela Casa do Escorpião em 1963. De um modo notável, o motor é o mesmo usado pela equipa Heritage para testar os componentes do atual Tuning Kit.

Os “badges” – incluindo um "Record Monza", exclusivo deste espécime único – completam o conjunto, num automóvel verdadeiramente especial, numa homenagem digna de uma instituição como o Autódromo de Monza.

Na imagem de abertura pode ver-se o restaurado Abarth Classiche 500 original e nas restantes o “reloaded” Abarth Classiche 500 Record Monza '58.







Fotos: Media Stellantis 

Abarth Classiche 500 renasce aos 64 anos Abarth Classiche 500 renasce aos 64 anos Reviewed by Auto Vintage on 18.11.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.