O fenómeno da multiplicação dos Mercedes-Benz 500K/540K


12 modelos (com histórias fabulosas) à venda nos leilões de Monterey.


São o “fenómeno” deste ano dos leilões de Monterey: os Mercedes-Benz 500K e 540K. No total, repartidos por três leiloeiras, são 12 os que estão à venda, Apenas um está avaliado em menos de um milhão. O mais caro poderá ultrapassar os 12 milhões de dólares.

À data do seu lançamento, no Salão de Berlin de 1934, o Mercedes-Benz 500K tornou-se no mais poderoso e opulento automóvel de todo o Mundo. Depois, entre 1936 e 1940, com o 540K, a superioridade ainda se reforçou.

Desenhado, na versão original, por Friedrich Geiger e construído pela Sindelfingen, o 540K era dotado de um motor de 5.401cc, repartidos por oito cilindros, sobre-alimentado, que debitava 180 cavalos, o que lhe permitia uma velocidade máxima de 290km/h.

Sendo que 10 dos 12 Mercedes estão incluídos no catálogo da RM/Sotheby’s, comecemos pelos outros dois, colocados à venda pela Gooding & Company e pela estreante Broad Arrow.

Com preço estimado entre os 1.750.000 e os dois milhões de dólares, o 540K proposto pela Gooding, de 1937, é um Sport Cabriolet A “normal”, do qual se pensa terem sido fabricadas 12 unidades.

Bem mais raro – e, consequentemente, com um preço estimado bem mais elevado, situado entre os sete e os oito milhões de dólares – é o exemplar proposto pela Broad Arrow, que tem uma história muito interessante, com passado pela… União Soviética.

Embora nunca tenha sido de Stalin (mito que circulou durante décadas), este 540K Spezial Roadster, de 1939, saiu da Sindelfingen para ser entregue ao seu primeiro proprietário, Rolf Horn, dono de uma exclusiva loja de moda de Berlin e renomada coleccionador de Arte.

Dotado, de origem, de diversos extras e modificações feitas a pedido do proprietário, tem, entre outras particularidades, uma caixa de cinco velocidades.

Abandonado por Horn no decorrer da Guerra, após o Armistício foi encontrado em Berlin Leste pelos soviéticos, que o utilizaram, como viatura diplomática, até 1953.

Foi nesse ano levado para a Rússia pelo entusiasta Arthur Leshtin (pioneiro do coleccionismo automóvel na Rússia), que posteriormente o vendeu ao tradutor sueco, residente em Moscovo, Alf Johansson.

Durante três anos, Johansson utilizou o 540K como automóvel do dia-a-dia, até que, quando decidiu regressar à Suécia arriscou fazê-lo ao volante do Mercedes, que (para surpresa do sueco) não foi parado na alfândega.

Vendido, em 1977, para os Estados Unidos, tem sido visto em vários concursos de elegância, onde recolheu vários prémios.

Ainda mais especial é o mais caro dos dez 500K/540K incluídos no catálogo da RM/Sotheby’s, todos provenientes de uma colecção particular que a leiloeira denomina “Masterworks of Design”.

Falamos do 540K Special Roadster, de 1937, modelo de cauda longa, que se supõe só existirem três exemplares.

Este foi construído por encomenda do rei do Zahir Shah do Afeganistão e entregue “em mão” em Kabul, embora o monarca, anos depois, tenha entendido que o automóvel estaria mais seguro na Embaixada do Afeganistão em Paris, onde permaneceu durante anos.

Oferecido pelo monarca a um genro, que o levou para Inglaterra, veio a ser vendido por mais três vezes, nunca através de um leilão, como agora acontece.

Por ele, a RM/Sotheby’s espera licitações superiores a nove milhões de dólares, podendo vir a ultrapassar os 12 milhões.

Recorde-se que no ano passado o título de “Best of Show” da Elegância de Pebble Beach foi para um 540K (um Autobahn Kurier, de 1938), facto que pode ter pesado para este “fenómeno” nos leilões deste ano, sendo que um dos modelos do leilão da RM/Sotheby’s – um Special Cabriolet A, de 1939, avaliado entre 1.750.000 e 2.500.000 dólares  – até foi o “Best of Show” de Pebble Beach no já longínquo ano de 1973.


Foto: RM/Sotheby’s  

O fenómeno da multiplicação dos Mercedes-Benz 500K/540K O fenómeno da multiplicação dos Mercedes-Benz 500K/540K Reviewed by Auto Vintage on 17.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.