Modelo com passado em competição bateu os outros sete campeões dos principais concursos de elegância do Mundo.
Criado pelos Peninsula Hotels, o prémio “Best of the Best” é todos os anos atribuído a um dos vencedores da edição do ano anterior de um dos mais importantes concursos de elegância do Mundo. O vencedor da edição deste ano acaba de ser anunciado: o Ferrari 250 GT Berlinetta Competizione, de 1956, “Best of Show” em Villa d’Este.
Depois de ter consagrado dois outros Ferrari – o 335 S Spyder, há dois anos, e o 750 Monza, no ano passado – o júri do “Best of the Best” voltou a render-se aos encantos de um modelo de Maranello.
Colocando frente a frente os “Best of Show” de oito concursos – Villa d’Este, Pebble Beach, The Quail, Salon Privé, Cavallino Classic, Goodwood Cartier Style et Luxe. Amelia Island e Hampton Court Palace –, a paleta de escolha era variada, indo, entre outros, do Ferrari vencedor a um Lancia Stratos HF Stradale, ou de um Voisin Type C27 Aerosport Coupe a um Mercedes-Benz 540 K Autobahn-Kurier.
O exemplar vencedor, um dos nove construídos, tem um longo histórico desportivo, tendo participado nas Mille Miglia, várias provas de rampa e no Tour Auto de 1959.
Durante a sua carreira desportiva, foi alvo de várias transformações efectuadas pela Carrozzeria Scaglietti: um nariz mais comprido, uma grelha frontal mais pequena, faróis tapados e um pequeno spoiler na traseira.
Mais importante do que tudo isso, está hoje estabelecido que tem montado, de origem, o primeiro motor (protótipo) V12 B.
Eleito por um júri composto por 25 personalidades – algumas bem conhecidas, como Jay Leno, Ralph Lauren ou Nick Mason, ou designers como Fabio Filippini, Ken Okuyama ou Ian Cameron –, a escolha foi tudo menos fácil, dada a qualidade dos oito concorrentes.
“Com uma tão ilustre selecção de candidatos, este ano o trabalho do júri foi especialmente desafiante, afirmou Michael Kadoorie, o empreendedor de Hong Kong, criador do prémio Peninsula.
“Ganhar o Prémio Best of te Best é um grande feito e honra”, afirmou, por seu turno, Brian Ross, o coleccionador norte-americano que é o actual proprietário do Ferrari 250 GT Berlinetta Competizione, que até hoje só teve três donos.
Foto: Peninsula Hotels
No comments: