Estoril Classics 2022 de 7 a 9 de Outubro


Fórmula Um (até 1986) e históricos de Le Mans são as vedetas.


Os Fórmula 1, que correram até 1986, e automóveis de várias gerações que fizeram história em Le Mans estarão de volta ao Autódromo do Estoril de 7 a 9 de Outubro. O Estoril Classics, criado em 2017, voltará a proporcionar muitas emoções para o público, dentro e fora da pista.

Como tem sido habitual desde a sua estreia, a edição deste ano do evento organizado pela Race Ready – em parceria com a Peter Auto e o ACP e com o apoio do Turismo de Cascais – traz até Portugal os monolugares de Fórmula 1 que marcaram a história da categoria máxima do desporto automóvel, sendo um dos momentos altos do fim-de-semana ouvir o cantar destes bólidos no Autódromo do Estoril.

Serão diversas as máquinas de sonho que alinharão na grelha de partida da Classic GP, permitindo fazer uma viagem para os anos em que o mítico circuito português fazia parte do calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Para complementar a grelha que é cabeça de cartaz, as máquinas que ajudaram a escrever a história das 24 Horas de Le Mans estarão também presentes no Estoril Classics, com diversas corridas, cada uma a recordar diferentes décadas da mais importante prova de resistência do automobilismo mundial.

Desde os Sport-Protótipos do Grupo C, que este ano comemoram quatro décadas da sua criação, até aos GT e Protótipos que os precederam e aqueles que mais tarde moldaram o renascimento das corridas de resistência entre 1994 e 2010.

Em pista estarão também diversas outras competições da Peter Auto, que cobrirão diversas eras e categorias do automobilismo para gáudio dos entusiastas, que poderão ver algumas das máquinas dos seus sonhos, desde Turismos aos Protótipos, dos anos 1950 ao início do presente século, assim como o Iberian Historic Endurance, a mais prestigiada competição de viaturas clássicas da Península Ibérica.

No total serão 11 competições em pista e 15 corridas a não perder.

Para além das corridas, o Estoril Classics tem no Paddock um outro polo de interesse.

A exemplo dos dois últimos anos, a maioria das jóias motorizadas presentes no circuito nacional não estarão escondidas nas boxes, mas sim expostas em tendas, onde os aficionados as poderão ver de perto e até trocar algumas ideias com os elementos das equipas que preparam estas raridades de quatro rodas.

Outra tradição do Estoril Classics é a exposição do ACP Clássicos, que oferece a oportunidade de ver alguns automóveis únicos existentes em Portugal. 

“É com imenso agrado que este ano vamos organizar a sexta edição do Estoril Classics, um evento que já faz parte do mapa mundial dos eventos de Clássicos. O programa reúne uma panóplia de corridas de excelência e estamos a contar novamente com a vinda de mais de 300 gentleman drivers que se deslocarão ao Autódromo do Estoril para as corridas, mas também com o intuito de desfrutar de um destino turístico de referência na Europa. A natureza de proximidade entre o público e os intervenientes torna este um perfeito fim-de-semana de lazer para toda a família”, afirma o mentor do evento, Duarte Nobre Guedes.


Foto: Race Ready 

Estoril Classics 2022 de 7 a 9 de Outubro Estoril Classics 2022 de 7 a 9 de Outubro Reviewed by Auto Vintage on 25.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.