Diogo Ferrão repete triunfo em Le Mans


Quatro anos depois, piloto português levou o Ford GT40 a uma nova vitória no Classic.


Diogo Ferrão, no histórico Ford GT40, voltou a vencer no Le Mans Classic. O regresso a Le Mans, quatro anos depois, até nem tinha começado bem, mas o piloto português lutou até ao fim e acabou por vencer no somatório das três corridas da Grelha 4.

Ainda antes de arrancar para a primeira das três corridas, Ferrão afirmava na sua página pessoal do Facebook que os treinos não tinham corrido bem (vendo-se remetido para 43ª posição da grelha), mas que “a equipa descobriu qual era o problema com o carro”, acrescentando que “com o problema resolvido, darei o meu melhor. É uma longa corrida”.

Quem, nessa altura, se encontrava bem melhor era a dupla Macedo Silva, no Ford GT40 Roadster, que tinha feito o terceiro tempo dos treinos cronometrados, vindo a acontecer-lhes o contrário de Ferrão, com os problemas mecânicos a travarem-nos não nos treinos mas na corrida.

Voltando a Ferrão, no final das nove voltas da primeira corrida, o piloto do Ford GT40 (o chassis GT40 #1022, que nos anos 60 foi pilotado por vários pilotos portugueses) terminou na quarta posição, tendo rubricado a melhor volta ao circuito.

O vencedor da primeira corrida, o britânico Shaun Lynn, também ao volante de um Ford GT40, estava a 21 segundos de distância, mas a recuperação de Ferrão ainda parecia possível.

Assim começou a acontecer na segunda corrida, com o português a vencer, “comendo” 12 segundos a Lynn e deixando tudo em aberto para a terceira corrida.

Ainda mais rápido do que nas corridas anteriores, na terceira, com um total de 10 voltas, Diogo Ferrão baixou substancialmente a sua melhor volta e terminou isolado a derradeira corrida (Lynn, entretanto, desistiu ao fim de seis voltas).

No somatório das três corridas, Diogo Ferrão acabou por triunfar, com mais de quatro minutos de vantagem para o segundo classificado, o norte-americano Jim Farley, e quase seis para o terceiro, o belga Emile Breyttmayer, terminando assim o Plateau 4 com o pódio totalmente preenchido pelos Ford GT40.


Foto: Peter Auto/Le Mans Classic 

Diogo Ferrão repete triunfo em Le Mans Diogo Ferrão repete triunfo em Le Mans Reviewed by Auto Vintage on 4.7.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.