Retromobile de Paris voltou a abrir portas

Cinquentenário Renault 5 é a vedeta do regressado salão da Cidade Luz.

De hoje e até domingo, nas Portas de Versalhes, em Paris, decorre a 46ª edição da Retromobile de Paris. Mais de dois anos depois, num interregno forçado pelos motivos de todos conhecidos, está de regresso o grande salão da Cidade Luz, que este ano tem como estrela o cinquentenário Renault 5.

Num amplo espaço (820 metros quadrados),a Renault conta toda a história do seu icónico modelo, desde a forma como foi lançado, em 1972, até ao futuro veículo eléctrico, que só chegará ao mercado em 2024.

Comercializado ao longo de 13 anos – de 1972 a 1985 –, fabricado em oito países, entre os quais Portugal, o Renault 5, não sendo o “campeão” de vendas da marca, é, sem dúvida, um marco na história do Automóvel.

Do Renault 5 foram vendidas 5.5 milhões de unidades (número que sobe para nove milhões quando somado o Supercinco), desde a pacífica e original forma original, um pequeno veículo de três portas, que se distinguia pelos seus pára-choques em plástico, até às versões que tanto êxito tiveram no Desporto, como o Alpine, 5 Turbo 1 e 2 e Supercinco GT Turbo.

Apesar do destaque, naturalmente, as atrações da Retromobile deste ano não se ficam por aqui.

Mesmo em frente ao espaço da Renault encontra-se o stand da Lamborghini, que celebra os seus motores V12, apresentando um Countach LP 500, pintado num chamativo “Giallo Fly Speciale”, totalmente restaurado pelo Polo Storico, e uma carroçaria, em bruto, de um Miura P400 SV.

Com centenas de expositores – três deles portugueses, a Jorcar, a SSR Classic e a 64 Diecast – não faltam outros motivos para visitar a edição deste ano da Retromobile. Quanto mais não seja para ver, em exposição, o excelente conjunto de automóveis reunidos no catálogo do leilão da Artcurial, que tem lugar na sexta-feira e no sábado.





Fotos: Media Renault e Media Lamborghini

Retromobile de Paris voltou a abrir portas Retromobile de Paris voltou a abrir portas Reviewed by Auto Vintage on 16.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.