Rally Costa Brava: uma festa à catalã


António Caldeira é o único português em prova, que conta com 180 automóveis na estrada.


Está na estrada a 70ª edição do Rally da Costa Brava. Hoje um dos mais importantes ralis para Históricos no continente europeu, a edição deste ano é uma verdadeira festa catalã, com 180 equipas na estrada. Entre os 360 participantes, apenas um português, António Caldeira.

Fazendo equipa com um novo piloto – Francisco Martinez, que conduz um VW Golf GTi –, integrado no Pancho Villa Rally Team, António Caldeira é um dos candidatos à vitória na categoria em que está inscrito (Regularidade Sport), uma das várias vertentes pelas quais se distribuem os participantes no rali.

FIA European Historic Rally, Campeonato de Espanha de Ralis para Veículos Históricos, Campeonato de Espanha de Ralis de Regularidade (onde se encontra integrado o navegador português), Campeonato da Catalunha de Regularidade e Legends são as várias divisões pelas quais se divide um parque automóvel de qualidade superior.

É dessa forma que na Catalunha se celebra uma efeméride importante: não só o facto desta ser a 70º edição do Costa Brava como o facto d este ano se completarem 50 anos sobre a entrada do rali no Campeonato da Europa.

E que melhor maneira de comemorar esta data do que ter à partida 

o Fiat 124 Spider 1600 que Raffaele Pinto-Gino Macaluso levaram à vitória em 1972 (na imagem), agora tendo como piloto Massimo Macaluso, filho do navegador de há 50 anos.

Mas os “símbolos” históricos não se ficam por aqui. Pilotos e navegadores vencedores de outros tempos, como Salvador Servià, Maurizio Verini, “Lucky” e Fabrizia Ponz contam-se entre os presentes. Máquinas como os Lancia Stratos, os Audi Quattro, os Lancia Rally 037 ou os Opel Manta 400, podem ver-se em acção.

E também não falta público (algum, até, ido de Portugal), para completar esta que é uma festa catalã, tendo como centro a cidade de Girona.


Foto: Rally Costa Brava 

Rally Costa Brava: uma festa à catalã Rally Costa Brava: uma festa à catalã Reviewed by Auto Vintage on 18.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.