Passeio dos Ingleses: o retomar da “normalidade”


Entre Lisboa e Porto, 256 automóveis de fabrico britânico marcaram presença da 18ª edição do evento do ACP-Clássicos.


A 18ª edição do “Passeio dos Ingleses”, com partidas de Lisboa e Porto, juntou, no total, 256 automóveis. Uma boa demonstração – nas palavras de Luís Cunha, do ACP-Clássicos, promotor do evento –, de que os entusiastas dos Clássicos voltaram a encontrar-se com a sensação de regresso à “normalidade” pós-pandemia.

Históricos, clássicos, pré-clássicos ou contemporâneos. A idade é quase um pormenor, desde que o espírito seja… britânico. É este o lema do “Passeio dos Ingleses” que, desde a primeira edição (em 2004), granjeia adeptos e admiradores das mais belas máquinas construídas em terra de Sua Majestade.

Quem vem pela primeira vez, por norma, repete a experiência, e alicia novo entusiastas, aumentando, ano após ano, a comunidade de aficionados de carismáticos automóveis com ADN britânico.   

Mais do que uma concentração de automóveis de inquestionável valor histórico e até económico, são as experiências, vivências e “estórias” de cada automóvel presente que, todos os anos, fazem do “Passeio dos Ingleses” um momento verdadeiramente especial e único, para quem o vive por dentro, mas também para o muito público.  

“Estórias” dentro da história, como a do Bentley T1 Coupe Sport que outrora acompanhou toda a vida do empresário e benemérito António Champalimaud (que sempre o considerou o seu melhor investimento face à sua durabilidade) e que, agora, marcou presença com o seu actual proprietário, ou do Bentley MK6 de 1947, com a primeira carroçaria que a marca britânica produziu em fábrica e que José Carlos Barquinha (seu proprietário há mais de 25 anos) levou à concentração do Porto. Dois dos muitos exemplos que tornaram a edição 2022 do “Passeio dos Ingleses” também histórica.   

E se a Bentley, marca patrocinadora do evento, foi pródiga a proporcionar emoções, modelos e “estórias” de outros construtores também se fizeram ouvir e sentir.

Que dizer, por exemplo, do único Triumph Mayflower de 1951 comercializado em Portugal (dos dois únicos existentes no nosso país), ainda no seu cinzento original, que Rui Marques estreou no evento do Porto, ou do Austin 1800 MK2 S, de 1971, que António Santos admite ser o único exemplar ‘vivo’ dos seis que chegaram a Portugal e que levou mais de seis anos a restaurar. 

Para a história desta 18ª edição, também ficam as emoções familiares, com diversas gerações a partilharem o mesmo gosto pelos automóveis britânicos. “Estórias” de pais e filhos, como a do coleccionador e empresário Aquiles de Brito, que se fez munir do Jaguar E-Type 3.8 com que o seu pai, Achilles de Brito (fundador da centenária empresa de sabonetes Ach. Brito), chegou a vencer o Circuito de Montes Claros, enriqueceram o espólio deste “Passeio dos Ingleses”. 


Foto: Press Motorsport 

Passeio dos Ingleses: o retomar da “normalidade” Passeio dos Ingleses: o retomar da “normalidade” Reviewed by Auto Vintage on 28.2.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.